Pereirinha reassume presidência da Câmara; Astro faz balanço positivo

2comentários
Astro de Ogum devolveu o comando da Câmara a Pereirinha
Astro de Ogum devolveu o comando da Câmara a Pereirinha

Ao reassumir a presidência da Câmara Municipal de São Luís nesta terça-feira, (02), depois de um período de licença para tratamento de saúde, o presidente do Legislativo da capital, vereador Antonio Isaias Pereirinha (PSL), anunciou a efetivação de duzentos e oitenta servidores (280) logo no primeiro semestre deste ano e mais quinhentos (500) funcionários no segundo semestre. Estas duas iniciativas fazem parte da primeira e segunda etapas da implantação do PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) dos servidores do parlamento são-luisense, aprovado no final do ano passado.

“Nesta primeira etapa de implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários duzentos e oitenta servidores estão sendo chamados por meio de seus respectivos contracheques”. Foi o comunicado de Pereirinha para todos os vereadores e servidores, acrescentando que foi criada uma comissão com a incubência de fazer o acompanhamento de todo o processo analisando a documentação apresentada pelos funcionários para tratar da efetivação dos mesmos.

Na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal fez um apelo a todos os vereadores, no sentido de envidarem esforços no sentido de se mobilizarem para contribuir na aprovação da PEC que prevê a estabilidade para os servidores públicos com dez anos n exercício do serviço público. Com este objetivo, Pereirinha conclamou “os colegas vereadores que têm acesso aos seus deputados federais que solicitem o empenho deles para a aprovação da PEC que estabelece dez anos para efetivação de servidores públicos, que já foi aprovada na Comissão de Justiça, e necessita do empenho das bancadas para aprovação em plenário”.

Grandes desafios

Reassumindo a presidência do Legislativo ludovicense, Pereirinha agradeceu ao primeiro vice-presidente, vereador Astro de Ogum (PMN), pelo trabalho realizado na condução do parlamento da capital durante a sua ausência. “Espero fazer pelo menos a metade do que já foi feito, e me empenhar o máximo possível já que são grandes os desafios que iremos enfrentar”, assegurou o parlamentar social liberal.

Agradecendo “a atenção, carinho e dedicação que todos tiveram a mim e na condução do que foi realizado, quero falar que todas as medidas adotadas até agora foram compartilhadas, já que eu tinha ligações diárias com Astro, nós conversávamos sempre sobre o que seria feito, e garanto que tudo o que foi feito está sendo referendado”. Desta forma finalizou Pereirinha completando: “estamos todos em sintonia, como eu e Astro nesse período, tiveram até falando coisas, mas não vão dividir a nossa amizade”.

Numa entrevista coletiva concedida a jornalistas e radialistas no Comitê de Imprensa da Câmara Municipal de São Luís, na manhã desta terça-feira, (02), após deixar o exercício da Presidência do Legislativo São-luisense, o vereador Astro de Ogum (PMN), afirmando ter deixado um saldo “bastante positivo, embora os problemas que enfrentamos com uma perda de 0,5% da receita para essa legislatura, com a aprovação da PEC que produziu essa redução e aumentou o número de vagas de vereadores”. Entre as realizações do período que esteve como presidente do parlamento ludovicense ele cita a negociação sobre a questão da previdência municipal, a colocação do site da Câmara Municipal, bem como o portal da transparência, entre outras.

“Lamentamos ainda não termos uma sede da Câmara digna do trabalho que realizamos e pretendemos realizar, já que a população de São Luís soube escolher bem os seus vereadores, bem como os novos dezesseis, e estamos procurando fazer o melhor de nós, e esperamos está correspondendo as expectativas de quem nos elegeu”, enfatizou o parlamentar do PMN.

Acerca do relacionamento entre os poderes, principalmente com a atual administração, Astro de Ogum “nós aqui na Câmara não temos atrapalhado de maneira alguma a gestão do prefeito Edvaldo Holanda Junior, e estamos cumprindo cm a nossa parte, já que o prefeito pediu cento e vinte dias para arrumar a casa”. Continuando, ele falou sobre a atual situação que o chefe do Executivo Municipal vem enfrentando, “e principalmente quando a gente se lança candidato, e no caso específico do prefeito que deveria saber como encontraria a prefeitura, já que deve ser levado em consideração o que foi deixado pelos gestores passados”.

Como recebeu uma grande manifestação de apoio por parte dos demais vereadores durante o exercício da presidência do Legislativo de São Luís, bem como as manifestações de reconhecimento ao deixar o cargo, ele foi indagado se tudo isso não seria um sinal de ser o presidente titular da Câmara e respondeu laconicamente “o futuro a Deus pertence”. Diante da insistência, Astro de Ogum comentou que “ainda é muito cedo para se falar nisso, já que a eleição para a nova Mesa Diretora da Casa só vai acontecer em agosto do ano que vem como prevê a emenda em vigência de autoria do deputado federal Lourival Mendes quando era vereador”.

Sem vaidade

Já no pronunciamento proferido na tribuna do Legislativo, Astro de Ogum apontando para a Presidência da Casa afirmou “na verdade em momento algum aquela cadeira me envaideceu”. Na sua fala ele agradeceu a todos os vereadores pelo apoio recebido, além de ter destacado o relacionamento entre os parlamentares e disse que “choque de opiniões têm de acontecer, o que não pode é um vereador interferir no mandato de outro, mas nós temos manter a harmonia”, e para finalizar ele voltou no tempo lembrando o processo eleitoral para a Mesa Diretora da Câmara Municipal e disse: “as armas da disputa para a Mesa Diretora já foram aposentadas”.

Fonte: Câmara Municipal de São Luís

2 comentários para "Pereirinha reassume presidência da Câmara; Astro faz balanço positivo"


  1. melita

    Não é de entendimento o que diz o presidente Pereirinha. É do conhecimento que a C.M.S.L. possui uma média de 600 (seiscentos) servidores. Isso contando com pessoal do serviço prestado, aqueles que entraram depois de 1988, e sabendo que 244 (duzentos e quarenta e quatro) são do quadro efetivo da Casa, restando um pouco mais, bem pouco mesmo desse quantitativo para ser efetivado,então como se explica essa matemática de efetivar 280 (duzentos e oitenta)servidores logo,que equivale a quase o numero que precisam ser efetivados e os esses 500(quinhentos) servidores para o segundo semestre, quem são esses servidores? É melhor ficar de olho.

  2. melita

    Pereirinha, ainda há de acontecer justiça na Câmara, você pagar pelas maldades com todos que servem aquela Casa. Bondade em teu coração não existe, o que é de direito não conhece, você é uma pedra, mas as leis estão aí pra fazer valer. Estão descobrindo as falcatruas de muitos e tua vez vai chegar. Vai aproveitando,vaaaiiiii.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS