Rodoviários anunciam paralisação geral para o dia 29, mas prefeitura pode evitar se chamar responsabilidade para si

0comentário
Cenário com terminais de integração vazios pode se repetir se a Prefeitura de São Luís não atuar para solucionar o impasse

Após assembleia geral realizado com a categoria nesta terça-feira (22),O Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários do Estado do Maranhão (STTREMA), anunciou que uma nova paralisação geral poderá ocorrer a partir da próxima terça-feira (29) em São Luís.

A categoria deflagrou greve há exatamente um mês e por determinação judicial, e por decisão da Justiça do Trabalho, apenas 60% da frota está operando na capital, com redução nos demais municípios da região metropolitana. 

Na próxima segunda-feira (28), expirará o prazo de 10 dias fixado pelo Tribunal Regional de Justiça (TRT-MA) para que as empresas apresentem uma.contraproposta a motoristas, contadores e fiscais, o que pode suspender o movimento.

Caso não haja nenhuma oferta dos patrões, a paralisação geral pode acontecer no dia seguinte.

Cenário ideal é a prefeitura chamar a responsabilidade para si

Vale lembrar que a Prefeitura de São Luís também pode desempenhar papel fundamental para a solução do impasse, já que após conceder reajuste tarifário de R$ 0,20 (vinte centavos), retirou o subsídio mensal de R$ 2,5 milhões que era repassado às concessionárias das linhas a título de compensação das perdas financeiras acumuladas pelo sistema. O realinhamento da passagem no percentual autorizado trouxe ainda mais dificuldade, pois de nada serviu para dar às empresas condições de atender as reivindicações dos empregados.

Se a ameaça de greve gera expectativa, uma eventual iniciativa do Município de chamar a responsabilidade para si viabilizaria um cenário mais favorável à pacificação do conflito.

Sem comentário para "Rodoviários anunciam paralisação geral para o dia 29, mas prefeitura pode evitar se chamar responsabilidade para si"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS