Em vídeo postado em suas redes sociais, o vereador de São Luís e pré-candidato a deputado estadual Marcial Lima (Podemos) denunciou o engodo da assinatura de ordens de serviço e do lançamento de pedras fundamentais de obras em ano de eleição, fato que começa a se repetir em 2022.
Disposto a alertar a população sobre essa prática eleitoreira, Marcial aponta a presença cada vez mais frequente de comitivas de pré-candidatos nos municípios maranhense a pretexto de anunciar benfeitorias, em diferentes áreas da administração pública, como saúde, educação, infraestrutura e assistência social.
“Em muitos casos, as obras são anunciadas como prontas na propaganda oficial, paga com dinheiro público”, assinala. “Quantos hospitais pelo Brasil inteiro já tiveram pedra fundamental lançada e nunca saíram do papel? Quantas estradas? Quantas escolas? Quantas creches? E o asfalto?”, questiona.
Marcial Lima adverte os desavisados que no Maranhão essa artimanha vem ocorrendo desde o início da pré-campanha, ainda em 2021. Segundo ele, os prefeitos forçam a barra para que os funcionários municipais contratados compareçam aos atos para bater palmas para os políticos. “Muitas vezes, o servidor não quer participar, mas é obrigado a ir e aplaudir os políticos para não perder o emprego”, relata, reiterando que grande parte das obras anunciadas nem sequer saem do papel.
Marcial lamentou um fato que costuma acontecer no Maranhão, principalmente em período político: o anúncio de obras em pleno período chuvoso, enquanto aquelas que já estão em andamento não são concluídas. “Tire a sua conclusão, anslise, reflita”, recomenda. “Você já foi vítima disso no passado. Será que continuaremos sujeitos a esse tipo de coisa em nosso estado”, indaga.
Assista: