O ex-secretário de Cultura de São Luís Marlon Botão (PT), pai do vereador homônimo, tem causado dor de cabeça em alguns medalhões da política maranhense. É que, apesar de liderar um grupo político formado há pouco tempo, Botão já construiu bases políticas sólidas – com ações que começam a reverberar na capital.
.
Incomodados com o trabalho que ele tem feito na Vila Isabel, o que vem lhe garantindo cada vez mais adeptos, opositores do ex-secretário iniciaram uma ofensiva para tentar cooptar algumas das suas lideranças locais.
.
Ao que tudo indica, todas essas tentativas foram frustradas.
Na tarde desta terça-feira (15), Marlon Botão divulgou pelas redes sociais uma reunião que comandou com três das principais lideranças da Vila Isabel: Alex, Hugo e Vanderson. De acordo com o ex-secretário, a reunião serviu para fazer um balanço das recentes ações no bairro – como a distribuição de 300 cestas básicas na última semana – e para planejamento de futuras iniciativas que envolverão toda a comunidade.
.
O encontro mostra que, apesar de todas as investidas contrárias, o grupo liderado por Marlon Botão na Vila Isabel – além da área Itaqui-Bacanga e Zona Rural – está em absoluta sintonia.
.
Modelo a seguir
.
Ao envolver toda a comunidade nas ações voltadas para a melhoria do bairro, a exemplo da ação que resultou na construção da quadra que hoje serve para todas as práticas esportivas, culturais e religiosas da localidade, Marlon Botão fez do seu trabalho na Vila Isabel um modelo a ser seguido.
.
Isso porque ele mostrou que o empoderamento das comunidades, ou seja, a inclusão dos moradores no processo de melhoria dos bairros, é determinante para o desenvolvimento sustentável dessas comunidades.
Esse trabalho, que representa uma mudança de paradigma, já que aqui Marlon Botão não se coloca como salvador da pátria, mas sim como um vetor de mudança – como qualquer outro cidadão – tem incomodado representantes da velha política.
.
Nos bastidores, não é segredo para ninguém o incômodo que Marlon Botão vem causando em gente acostumada a fazer da política um jogo de comadres onde a população não tem vez.
.
Grande sinal de que está no caminho certo.