O governador do Maranhão em exercício, Washington Luiz Oliveira, recebeu, na tarde desta quinta-feira (21), no Palácio dos Leões, a visita do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Acompanhado do diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Consenza, o ministro veio ao Maranhão confirmar a continuidade das obras da Refinaria Premium I, realizadas em uma área de 2.100 hectares, no município de Bacabeira, e que contará com faixa de dutos e terminal portuário para recebimento de petróleo e escoamento de derivados. Lobão informou que 80% da terraplenagem da área onde está sendo implantado o projeto já foram concluídos e que as obras serão retomadas em três meses.
“É com muita satisfação que recebemos o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e o diretor de Abastecimento da Petrobras para nos dar todas as informações relativas às obras na Refinaria Premium I, cujo empreendimento é de suma importância para o desenvolvimento do Estado do Maranhão”, disse o governador em exercício. A Premium I é a maior obra do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), com investimento total da ordem de R$ 40 bilhões. Ela terá capacidade para processar cerca de 600 mil barris de petróleo por dia, gerando em torno de 100 mil empregos, entre diretos e indiretos. O empreendimento está sendo construído para maximizar a produção de óleo diesel de alta qualidade.
O ministro destacou o Brasil como um país que tem crescido significativamente nos últimos anos e que no século anterior ao atual foi considerado como a nação que mais cresceu no mundo. Ele mencionou a iniciativa do Governo Federal, ainda, na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de construir quatro refinarias de petróleo: no Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará e Maranhão, sendo a Premium I a maior delas.
O ministro informou que R$ 1,5 bilhão já foi investido no projeto em solo maranhense, considerado de grande envergadura, e frisou o papel do Governo do Estado a respeito dos trâmites legais para a desapropriação da área no município. “Queria aqui agradecer à governadora Roseana Sarney e ao vice-governador Washington Luís Oliveira, que deram total apoio a este projeto”, enfatizou.
Andamento das obras
O ministro afirmou que 80% das obras de terraplanagem na área onde a refinaria está sendo construída já foram concluídas e que o serviço está dentro do cronograma previsto, sendo que esta etapa é de revisões necessárias, medida comum a todo e qualquer empreendimento desse porte, em qualquer lugar do mundo.
Edison Lobão anunciou que, dentro de um prazo de três meses, os operários iniciarão a fase seguinte do trabalho. “A Refinaria Premium I não vai parar e nem sair do Maranhão. Nada será interrompido. Eu jamais empenharia o meu nome a uma obra dessa magnitude sem a certeza de que ela seria realizada”, disse, enfático, o ministro de Minas e Energia, salientando a credibilidade da Petrobras, considerada a maior exploradora de Petróleo em águas profundas, e anunciando que as obras deverão ser concluídas em 2017.
O diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Consenza, fez uma explanação pautada na evolução do mercado brasileiro e na importância da Premium I para o equilíbrio das ofertas e da demanda de produtos derivados de petróleo. Consenza detalhou o projeto e, por meio de mapas e gráficos, esclareceu sobre o andamento dos trabalhos. O diretor da Petrobras também citou, ainda, a revisão do projeto para fins de alcance de uma maior eficácia e para a redução dos custos, assim como a execução de obras que vão dar viabilidade ao empreendimento, como a duplicação da BR-135 e melhorias no terminal portuário.
Participaram da reunião, secretários de Estado, senador, deputados estaduais e federais, prefeitos, empresários e representantes de instituições. O secretário de Estado de Indústria e Comércio, Maurício Macêdo, considerou importante a presença do ministro e do representante da Petrobras no Maranhão, para que ambos reafirmassem a construção do empreendimento.
“A expectativa é que as obras sejam concluídas em 2017, e é para isso que nós estamos trabalhando todos os dias. Estão sendo tomadas decisões importantes, inclusive no Porto do Itaqui, que trabalha para garantir a viabilidade da obra com relação à parte portuária, ou seja, é um esforço conjunto para que tudo seja feito como previsto”, salientou Maurício Macedo.
O secretário de Minas e Energia, Ricardo Guterres, por sua vez, declarou que o ministro esclareceu com muita propriedade todas as informações a respeito das obras da refinaria, dirimindo todas as dúvidas. “Isso mostra que ele, enquanto ministro e maranhense, está realmente à frente desse projeto. E nós somos interessados diretamente, tendo em vista os benefícios que o empreendimento trará para o estado. Acredito que esta reunião coloca uma pedra sobre qualquer tipo de comentário sem sentido a respeito desse projeto”, destacou Guterres.
Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)
Onde estão os empregos que Guterres anunciou? …….. Qual Projeto sua Secretaria fez? Só repete o que é mandado! E os empregos que Lobão anunciou? E por que a Governadora não estava presente? Por que Luis Fernando não estava presente? Por que João Abreu não estava presente? por que Cesar Pires não estava presente?
Muitas perguntas poucas respostas!!!!
Resposta: teus questionamentos não tem importância alguma, já que a principal resposta foi dada: a de que o projeto da Refinaria está mantido. O resto é intriga.
em época de eleições este povo teria trago até jesus cristo p contar esta balela, o povo de são luis tem q esperar sentado por esta refinaria………..