Obras da Refinaria serão retomadas em três meses, garante Lobão

2comentários
Entre Lobão Filho, Washington e Max Barros, Lobão Filho confirma continuidade das obras da Refinaria
Entre Lobão Filho, Washington e Max Barros, Edison Lobão confirma continuidade da obra da Refinaria Premium

O governador do Maranhão em exercício, Washington Luiz Oliveira, recebeu, na tarde desta quinta-feira (21), no Palácio dos Leões, a visita do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Acompanhado do diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Consenza, o ministro veio ao Maranhão confirmar a continuidade das obras da Refinaria Premium I, realizadas em uma área de 2.100 hectares, no município de Bacabeira, e que contará com faixa de dutos e terminal portuário para recebimento de petróleo e escoamento de derivados. Lobão informou que 80% da terraplenagem da área onde está sendo implantado o projeto já foram concluídos e que as obras serão retomadas em três meses.

“É com muita satisfação que recebemos o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e o diretor de Abastecimento da Petrobras para nos dar todas as informações relativas às obras na Refinaria Premium I, cujo empreendimento é de suma importância para o desenvolvimento do Estado do Maranhão”, disse o governador em exercício. A Premium I é a maior obra do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), com investimento total da ordem de R$ 40 bilhões. Ela terá capacidade para processar cerca de 600 mil barris de petróleo por dia, gerando em torno de 100 mil empregos, entre diretos e indiretos. O empreendimento está sendo construído para maximizar a produção de óleo diesel de alta qualidade.

O ministro destacou o Brasil como um país que tem crescido significativamente nos últimos anos e que no século anterior ao atual foi considerado como a nação que mais cresceu no mundo. Ele mencionou a iniciativa do Governo Federal, ainda, na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de construir quatro refinarias de petróleo: no Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará e Maranhão, sendo a Premium I a maior delas.

O ministro informou que R$ 1,5 bilhão já foi investido no projeto em solo maranhense, considerado de grande envergadura, e frisou o papel do Governo do Estado a respeito dos trâmites legais para a desapropriação da área no município. “Queria aqui agradecer à governadora Roseana Sarney e ao vice-governador Washington Luís Oliveira, que deram total apoio a este projeto”, enfatizou.

Andamento das obras

Várias autoridades participaram da reunião com Lobão e comemoram anúncio
Várias autoridades participaram da reunião com Edison Lobão e comemoram o anúncio da retomada do projeto

O ministro afirmou que 80% das obras de terraplanagem na área onde a refinaria está sendo construída já foram concluídas e que o serviço está dentro do cronograma previsto, sendo que esta etapa é de revisões necessárias, medida comum a todo e qualquer empreendimento desse porte, em qualquer lugar do mundo.

Edison Lobão anunciou que, dentro de um prazo de três meses, os operários iniciarão a fase seguinte do trabalho. “A Refinaria Premium I não vai parar e nem sair do Maranhão. Nada será interrompido. Eu jamais empenharia o meu nome a uma obra dessa magnitude sem a certeza de que ela seria realizada”, disse, enfático, o ministro de Minas e Energia, salientando a credibilidade da Petrobras, considerada a maior exploradora de Petróleo em águas profundas, e anunciando que as obras deverão ser concluídas em 2017.

O diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Consenza, fez uma explanação pautada na evolução do mercado brasileiro e na importância da Premium I para o equilíbrio das ofertas e da demanda de produtos derivados de petróleo. Consenza detalhou o projeto e, por meio de mapas e gráficos, esclareceu sobre o andamento dos trabalhos. O diretor da Petrobras também citou, ainda, a revisão do projeto para fins de alcance de uma maior eficácia e para a redução dos custos, assim como a execução de obras que vão dar viabilidade ao empreendimento, como a duplicação da BR-135 e melhorias no terminal portuário.

Participaram da reunião, secretários de Estado, senador, deputados estaduais e federais, prefeitos, empresários e representantes de instituições. O secretário de Estado de Indústria e Comércio, Maurício Macêdo, considerou importante a presença do ministro e do representante da Petrobras no Maranhão, para que ambos reafirmassem a construção do empreendimento.

“A expectativa é que as obras sejam concluídas em 2017, e é para isso que nós estamos trabalhando todos os dias. Estão sendo tomadas decisões importantes, inclusive no Porto do Itaqui, que trabalha para garantir a viabilidade da obra com relação à parte portuária, ou seja, é um esforço conjunto para que tudo seja feito como previsto”, salientou Maurício Macedo.

O secretário de Minas e Energia, Ricardo Guterres, por sua vez, declarou que o ministro esclareceu com muita propriedade todas as informações a respeito das obras da refinaria, dirimindo todas as dúvidas. “Isso mostra que ele, enquanto ministro e maranhense, está realmente à frente desse projeto. E nós somos interessados diretamente, tendo em vista os benefícios que o empreendimento trará para o estado. Acredito que esta reunião coloca uma pedra sobre qualquer tipo de comentário sem sentido a respeito desse projeto”, destacou Guterres.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

2 comentários para "Obras da Refinaria serão retomadas em três meses, garante Lobão"


  1. Carlos Alberto Souza (Engenheiro)

    Onde estão os empregos que Guterres anunciou? …….. Qual Projeto sua Secretaria fez? Só repete o que é mandado! E os empregos que Lobão anunciou? E por que a Governadora não estava presente? Por que Luis Fernando não estava presente? Por que João Abreu não estava presente? por que Cesar Pires não estava presente?
    Muitas perguntas poucas respostas!!!!

    Resposta: teus questionamentos não tem importância alguma, já que a principal resposta foi dada: a de que o projeto da Refinaria está mantido. O resto é intriga.

  2. binho

    em época de eleições este povo teria trago até jesus cristo p contar esta balela, o povo de são luis tem q esperar sentado por esta refinaria………..

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS