O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, se reuniu, na manhã dessa terça-feira (8), com o comandante do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24° BIS), Ten Cel Sergio Henrique Lopes Rendeiro, para as primeiras tratativas sobre a segurança das eleições deste ano no Maranhão, que acontecem no dia 2 de outubro, em primeiro turno, e no dia 30 do mesmo mês, em segundo turno, caso seja necessário.
Na audiência com o presidente do TRE-MA, o comandante do 24° BIS, que estava acompanhado do adjunto de Comando, Sub Ten Carlos Magno Figueira Alves, afirmou que o Batalhão Barão de Caxias continua à disposição da corte eleitoral para fortalecer ainda mais os laços de amizade e cooperação entre as duas instituições.
Nos próximos meses, Exército e TRE-MA darão continuidade à agenda de reuniões para definir o plano operacional a ser executado durante o pleito, o efetivo que atuará no 1º turno e em.um.eventual segundo turno, o aparato a ser empregado nas zonas eleitorais e os municípios onde será preciso reforçar as forças militares para assegurar a ordem pública durante a eleição.
Garantia da votação
0 24° BIS tem um histórico de cumprimento de missões de garantia da votação e apuração (GVA) das eleições no Maranhão em áreas urbanas e rurais. Em 2018, o Exército atuou em 72 municípios do estado, destacando um efetivo total de mais de 600 homens, com prioridade para as cidades do interior, mas também com cobertura em São Luís.