Contrariando o alarde pessimista da oposição, especialmente da facção comunista que hoje toma a frente das ações anti-governo no Maranhão, a Refinaria Premium I, em Bacabeira, está confirmadíssima. Ao apresentar ontem seu Plano de Negócios e Gestão para o quinquênio 2013/2017, a Petrobras não só ratificou sua intenção de concluir o empreendimento, como o classificou como “de grande importância para o equilíbrio da oferta e demanda de derivados”.
E para não deixar dúvidas quanto a continuidade do projeto, o próprio ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, estará em São Luís, nesta quinta-feira, para anunciar em alto e bom som que a Refinaria é uma realidade irreversível. Acompanhado de executivos da Petrobras, ele detalhará as próximas etapas da obra, após a conclusão da terraplenagem, drenagem e abertura de acessos à área onde está sendo implantado o complexo de refino de petróleo.
Lobão também falará das propostas de parceria recebidas pela Petrobras de alguns investidores estrangeiros. O cenário, portanto, é o mais favorável possível para a execução do projeto, exatamente o contrário do que vinham propagando as aves de mau agouro.
A julgar pela disposição manifestada pela Petrobras, os maranhenses podem ficar certos que até meados de 2018 a Refinaria já estará em plena operação, conforme prevê o cronograma da obra.
Um sonho e uma esperança que vinham sendo abordados, por má fé e oportunismo, como pesadelo e frustração por uma oposição cada vez mais carente de um discurso que tenha o mínimo de consistência.
Leia aqui um resumo da entrevista coletiva na qual a Petrobras apresentou seu Plano de Negócios e Gestão 2013/2017