O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), continua investindo pesado na autopromoção da sua imagem, sobretudo nas redes sociais, para manter-se em patamares sustentáveis de aprovação popular. Sua mais recente sacada foi propagar, nas mídias digitais, um vídeo em que aparece almoçando uma porção de mocotó, em pleno expediente, dentro do seu gabinete.
Utilizando termos já popularizados no ambiente virtual, como “sextou”, em alusão ao ânimo reforçado – não exatamente para o trabalho – comum às sextas-feiras, Braide garantiu que o prato preparado com vísceras bovinas, como bucho e tripas, é o seu preferido. E fez questão de revelar a origem da refeição: um modesto restaurante do bairro Cidade Operária, que lhe enviou a iguaria como cortesia.
Alguém duvida que não passa de uma estratégia para parecer gente do povo e tentar evitar a queda de popularidade em meio à evidente falta de traquejo para resolver os múltiplos problemas que se apresentam sobre sua mesa?
Passado pouco mais de um ano de mandato, Eduardo Braide se depara com pelo menos quatro crises simultâneas: a da Covid-19, a do transporte, a do lixo e a que envolve a reivindicação salarial dos servidores municipais. Nenhuma delas tem solução prevista a curto prazo, o que tende a minar os planos do prefeito de continuar governando com margem segura de aceitação.
Sem habilidade para se livrar de tantas demandas, Braide se vale das redes sociais para se expor ao povo de forma mais leve, sem o peso da instabilidade, que já desponta no horizonte como grave ameaça.
É por isso que faz das tripas coração, literalmente.
Assista:
Pois é mais vocÊs votaram nele agora não adianta reclamar