Não é de hoje que a infraestrutura de São Luís está precária. Em muitos bairros, como Vinhais e São Raimundo, a população padece com ruas e avenidas esburacadas, o que lhes causa transtornos como dificuldade de locomoção e prejuízos materiais. Muito embora a situação venha de gestões anteriores, o atual prefeito, Sr. Edivaldo Holanda Júnior (PTC), há 70 dias no cargo, ainda não se movimentou de maneira mais efetiva para começar a resolvê-la. Ele já teve tempo suficiente para atacar problemas básicos como a buraqueira nessas áreas tão castigadas pelo descaso.
A comunidade do Vinhais e bairros adjacentes já fez inúmeros apelos, pois sofre dia após dia com o péssimo estado de conservação das vias do conjunto, um dos mais antigos da capital. Trafegar por algumas ruas e avenidas passou a ser uma verdadeira aventura, sem falar dos danos mecânicos causados aos veículos. A má infraestrutura também favorece a violência, já que os motoristas são obrigados a trafegar em baixa velocidade em muitos trechos, tornando-se alvos fáceis de assaltantes.
As praças do Vinhais também carecem de melhoria urgente. Com mato cobrindo o piso, os logradouros exibem aspecto de abandono. A maioria dos bancos está quebrada, deixando esses espaços ainda mais inóspitos. Se antes eram uma boa opção de lazer para a juventude e até para as famílias, ao longo de anos descaso as praças foram transformadas em antros de sujeira e terreno fértil para a criminalidade.
No São Raimundo, o cenário é parecido, com o agravante de ser um núcleo habitacional da periferia. Logo na entrada do conjunto, várias crateras atestam o descaso com que aqueles cidadãos vêm sendo tratados pelas sucessivas administrações municipais. Nem mesmo os protestos já realizados pela comunidade, o último dia 13 de fevereiro (Quarta-Feira de Cinzas), e as ameaças de novas manifestações levaram a Prefeitura a apresentar uma solução para o problema que tanto aflige aquela comunidade, com reflexos negativos de toda ordem.
Se a longa distância já obriga milhares de cidadãos a madrugar para evitar se atrasar no trabalho ou cumprir outros compromissos, a buraqueira lhes impõe ainda mais restrição ao sono. Não são poucos os que passam as noites quase em vigília para não perder a hora. Com ônibus sucateados e vias quase intrafegáveis, o tempo de viagem aumenta significativamente, transformando as jornadas em verdadeiras aventuras, nas quais o perigo e o desconforto são constantes. Como se não bastassem esses inconvenientes, os velhos ônibus não resistem à buraqueira e à superlotação e frequentemente “dão prego”, para desespero ainda maior dos usuários.
O discurso de terra arrasada com o qual o Sr. Edivaldo Holanda Júnior inaugurou sua gestão já não convence mais, passados mais de dois meses desde sua posse. Já houve tempo para que o prefeito tomasse pé da situação e providenciasse, pelo menos, a solução dos problemas mais alarmantes, como é o caso do Vinhais e do São Raimundo. Se não agir logo, em pouco tempo já poderá dividir a culpa pelo descaso com os antecessores.
Editorial publicado nesta terça-feira em O Estado do Maranhão
No que tange ao Vinhais, o vereador prof. Lisboa já teve aprovado diversos requerimentos voltados ao bairro. Agora é aguardar a boa vontade do executivo