Para finalizar o ano de instrução da sua tropa, o 24º Batalhão de Infantaria de Selva, unidade do Exército Brasileiro no Maranhão, executou, entre os dias 15 e 26 de novembro, no contexto do Programa de Adestramento Avançado (PAA) da 22ª Brigada de Infantaria e Selva, Operação Santo Amaro, na Região dos Lençóis Maranhenses.
O 24° BIS iniciou a fase de preparação na sala de operações do batalhão no dia 15 de novembro, com o objetivo de realizar o planejamento da missão por parte do Estado Maior. No dia 22 de novembro, ocorreu o deslocamento, por meio do modal rodoviário até o município de Barreirinhas, onde recebeu o apoio da prefeitura local e instalou-se no centro de convenções.
Na manhã seguinte, o Batalhão Barão de Caxias iniciou uma marcha para o combate fluvial de Barrerinhas, até a localidade Atins, com meios orgânicos da seção fluvial do 24° BIS e meios recebidos do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).
Na noite do mesmo dia, a tropa iniciou a infiltração terrestre através dos Lençóis Maranheses, saindo de Atins, com o isolamento da cidade de Santo Amaro, totalizando 73 quilômetros de distância, cumpridos em três jornadas.
Ao fim do exercício, houve apresentação da banda de musica e uma formatura na praça matriz da cidade de Santo Amaro, com a presença do tenente-coronel Sergio Henrique Lopes Rendeiro, comandante do 24º BIS, e autoridades municipais.
Foram seguidos os protocolos quanto as orientações e todas as medidas preventivas relativas ao novo coronavírus (Covid-19), inclusive a flexibilização do uso de mascaras, com base no Decreto nº 37.176, de 10 de novembro de 2021, ainda vigente.