Dia Mundial pelas Vítimas do Trânsito terá ação no domingo na Litorânea

0comentário
Em anos anteriores, populares empunharam cruzes para simbolizar vítimas de acidentes fatais no trânsito

A Avenida Litorânea será palco de mais uma ação importante de conscientização pela paz no trânsito, no domingo (21.11), a partir das 8h30, na Praça dos Pescadores. Será realizada uma CARREATA em celebração ao DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO, tendo como ponto de partida e concentração a Praça dos Pescadores e com término previsto para às 10h30, na Praça de Alimentação, também na Avenida Litorânea.

De acordo com o coordenador da ação e presidente da SOS VIDA, Lourival da Cunha Souza, o maior objetivo dessa data é despertar a consciência das pessoas para um trânsito mais seguro e “clamar pela paz no trânsito”, como ele não se cansa de repetir nas inúmeras entrevistas que concede, desde que a SOS VIDA PELA PAZ NO TRÂNSITO foi fundada, em 15 de abril de 2011. “Temos buscado mobilizar e conscientizar a sociedade, assim como alertar as autoridades que a violência no trânsito é um gravíssimo problema humano e uma grave questão econômica e de saúde pública, no mundo, no Brasil e aqui no Maranhão. E ao longo dessa jornada temos sidos persistentes e incansáveis nessa luta. Afinal não é fácil para todo mundo uma mudança de comportamento. O trânsito é também um aspecto cultural e de comportamento das pessoas”, ressalta Lourival da Cunha.

O DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO é celebrado sempre no terceiro domingo do mês de novembro, data escolhida pela ONU, em 2005, como dedicada a celebrar a memória das incontáveis vítimas da violência do trânsito, de todo o mundo, o que incluem também parentes e amigos que não aparecem nas estatísticas. O Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito no Brasil é comemorado desde o ano de 2007, por iniciativa da ONG TRÂNSITO AMIGO. Desde então, acontecem eventos nas principais capitais do país, que são organizados por ONG´s ou órgãos que trabalham na educação do trânsito, aqui no Maranhão é a SOS VIDA PELA PAZ NO TRÂNSITO que tem essa importante missão de destacar a data.

A programação do evento compreenderá as seguintes ações:

7h30 às 8h15 – chegada das caravanas.
8h30 – hasteamento da bandeira brasileira e execução do hino nacional.
8h40 às 8h50 – Ato ecumênico, com orações feitas por um padre e um Pastor.
8h50 às 9h–Pronunciamento do Presidente da SOS VIDA e apresentação dos parceiros.
09h às 9h15 – Exibição de cruzes representando todos os mortos no trânsito no Maranhão e soltura de balões vermelhos
9h15 às 10h– Bênção dos veículos; carreata, panfletagem, exibição de faixas alusivas à violência no trânsito e cortejo de motocicletas e bicicletas.

ALGUMAS ESTATÍSTICAS NO MUNDO

Mobilização transmitirá mensagem com temática de alerta principalmente aos jovens

A OMS-Organização Mundial de Saúde informa que a principal causa de morte no mundo de crianças, adolescentes e jovens de 05 a 29 anos é a violência no trânsito.

Um milhão e trezentas e cinquenta mil pessoas morrem anualmente no mundo vítimas de acidentes de trânsito e mais 50 milhões ficam sequelas de vários níveis, ou seja, sofrem de algum tipo de lesão que vai ser pra vida toda.

MORTES NO TRÂNSITO EM 2020

BRASIL – 31.107 mortes (85 pessoas por dia)

MARANHÃO – 1.393 mortes, dos quais 709 eram motociclistas, um percentual de 50.89%. A média de mortes por mês em 2020 foi de 116 pessoas, esse número equivale a 02 ônibus e meio lotados. A fonte dessa informação é a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES).

SÃO LUÍS – 103 pessoas

MORTES NO TRÂNSITO EM 2021

NO MARANHÃO – de janeiro a outubro – 889 mortes no trânsito, dos quais 428 motociclistas

EM SÃO LUÍS – de janeiro a agosto – 38 mortes, e desse total, 11 envolveram condutores de motos e 11 pedestres. Pode se dizer que de 2017 a 2020, a nossa capital teve 380 pessoas mortas no trânsito, e desse total de vítimas,125 eram de pedestres e 122 de motociclistas. E um dado relevante é que as mortes de homens equivaleram a 82,09%, enquanto as mortes de mulheres representaram 17,91% do total. (Dados obtidos junto à SEMUS – Secretaria Municipal de Saúde de São Luís).

Atividade visa conscientizar a população sobre a violência no trânsito

PARCEIROS IMPORTANTE DESSA AÇÃO

Entre os parceiros envolvidos nessa ação e que estarão presente no domingo destacam-se a Maçonaria do Maranhão; a PRF-Polícia Rodoviária Federal; o DETRAN; a SMTT; a PMMA; o Batalhão de Polícia Rodoviária; o Corpo de Bombeiros; o SAMU; o Comitê Vida no Trânsito; a Secretaria de Estado da Saúde; a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís; o CEREST estadual; o Grupo Mirante; o Jornal O Imparcial; o Jornal Pequeno, o Portal Imirante, o Blog do Jornalista Daniel, o Instituto Inaldo Abreu; a MOB; a Alvorada Motos; os Escoteiros do Brasil; a Mallmann Marketing; a Via Azul; o IFMA; o FPDVT; o STIU; a Loca Aventura; as Ordens paramaçônicas (DEMOLAYS, FILHAS DE JÓ E APJ); a FEMC-Federação Maranhense dos Motos Clubes; os Clubes de Motos organizados do Maranhão; os Grupos de ciclistas; e toda a imprensa local. Sem esses parceiros a data jamais poderia ser celebrada no nível de organização em que se encontra atualmente.

Sem comentário para "Dia Mundial pelas Vítimas do Trânsito terá ação no domingo na Litorânea"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS