O diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Clodomir Paz, decidiu substituir o presidente da comissão de sindicância interna que apura denúcias de irregularidades envolvendo a concessionária Euromar, locadoras de veículos e funcionários do órgão. Foi determinada ainda a troca de um membro da comissão. As informações constam da edição do Diário Oficial do último da 2.
De acordo com a Assessoria de Comunicação do Detran, a mudança ocorreu devido à dificuldade do presidente anterior em conciliar as atribuições na comissão com suas funções no órgão. Apesar das mudanças, a assessoria garantiu que não haverá traso na conclusão dos trabalhos.
O controlador do Detran, Marcelo de Assis Luso Garcez, deixou a presidência da comissão de sindicância e passará à condição de simples membro do grupo. Em seu lugar, assumiu o chefe da Assessoria Jurídica do órgão, Antônio Roberto Pires da Costa. Já o coordenador de Veículos Nilton César Pontes Catro foi excluído da comissão e será substituído por Valmir Seguins Araújo, chefe da Assessoria de Planejamento.
Instaurada por meio da portaria n° 301, de 3 de fevereiro deste ano, a comissão de sindicância teve, inicialmete, um prazo de 30 dias para investigar denúncia formulada pelo Sindicato dos Concessinários e Distribuidores de Veículos do Estado do Maranhão de que a Euromar, em associação com locadoras de veículos e conivência de funcionários do órgão, estaria cometendo ilícitos. Um deles seria a substituição de notas fiscais emitidas pela Wolksvagen, utilizando CNPJ diferente da montadora, para obter isenção de impostos indevidamente.
Inquérito
Paralelamente aos trabalhos da comissão de sindicância instituída pelo Detran, um inquérito foi instaurado na Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic) para apurar os fatos. Inicialmente formada pelos delegados Augusto Barros Neto, Paulo Aguiar e Ronilson Moura, o grupo ganhou o reforço do delegado Lucas da Costa Ribeiro Filho, como informa a edição do Diário Oficial do último da 2.