Marlon Botão destaca avanços dos governos de esquerda no Brasil

0comentário
Marlon Botão frisou a posição de destaque que o Brasil ocupou durante os 14 anos dos governos de esquerda

O vereador Marlon Botão (PSB) destacou, na Câmara Municipal, a importância que os governos de esquerda, em especial o do ex-presidente Lula (PT), tiveram para garantir avanços para a classe trabalhadora e a população mais necessitada do país. Segundo o parlamentar, o grande mérito dos governos do ex-presidente Lula e da ex-presidente Dilma Rousseff foi investir em programas estruturantes, com políticas públicas que tiraram mais de 20 milhões de brasileiros da linha da pobreza.

“Dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) mostram que a proporção de pobres no País caiu de 23,4% em 2002, último ano do governo Fernando Henrique Cardoso, para 7% em 2014”, disse o vereador. “Em números absolutos, são 26,3 milhões de pessoas a menos vivendo abaixo da linha da pobreza – uma redução de 40,5 milhões de pobres para 14,2 milhões em 12 anos. Um feito histórico”.

Debate

O debate sobre a conjuntura nacional foi iniciado pelos vereadores Chaguinhas (Podemos) e Marquinhos (DEM), ambos apoiadores do governo do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) e críticos contumazes das gestões de esquerda. .No seu aparte, Marlon Botão ressaltou o respeito e a admiração que tem pelos colegas vereadores, mas frisou que é importante reconhecer os avanços conquistados pelos governos de esquerda. “Estamos num ambiente democrático, as divergências são naturais e precisamos respeitá-las. Mas é preciso reconhecer os avanços que tivemos no nosso país com os governos de esquerda”, disse. “Desde as universidades e institutos federais, a inclusão dos mais pobres no ambiente acadêmico. Programas como o Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida; o Luz Para Todos, as UPAs, o Fies, o ProUni e tantas outras iniciativas. São políticas públicas estruturantes que mudaram para melhor a vida de milhões de brasileiros”.

O parlamentar também lembrou que durante o governo Dilma, em 2014, o Brasil deixou o Mapa da Fome das Nações Unidas, graças à expansão do programa Bolsa Família. Em 2021, no terceiro ano do governo Bolsonaro, o país voltou ao mapa da fome, já que a insegurança alimentar quase dobrou no Brasil – atingindo 7,5 milhões de brasileiros. Entre 2014 e 2016 esse número era menor: 3,9 milhões. 

País respeitado

Marlon Botão frisou a posição de destaque que o Brasil ocupou durante os 14 anos dos governos de esquerda. “Nesse período, viramos a sétima economia do mundo, uma nação respeitada, soberana, com uma excelente relação com as maiores potências mundiais, no Mercosul, com o bloco BRIC. O PT saiu deixando quase R$ 400 bilhões de reservas cambiais, dinheiro que hoje está servindo para evitar uma tragédia ainda maior no país”, afirmou. “Hoje, todo esse prestígio vem desabando graças a um governo que não governa. O Brasil caiu para a 13ª posição no ranking das maiores economias do mundo e passa, gradualmente, por um momento de retrocesso em todos os segmentos – no econômico, ambiental, cultural, educacional e sanitário”. 

Avanços

No seu aparte, o vereador Marlon Botão disse ainda que é preciso enriquecer o parlamento com pautas propositivas. .“Eu respeito o posicionamento de todos, mas acredito que, acima de tudo, nós precisamos enriquecer este parlamento com questões concretas, que tragam resultados positivos na prática para a população. Onde está o Plano Educacional do atual governo, que é um governo de direita?”, disse. “Nós precisamos ir além do discurso político-ideológico. Fica aqui o meu registro: que possamos trazer para dentro desta Casa, que é a Casa do Povo, cada vez mais questões propositivas para melhorar a vida dos ludovicenses, a vida dos que mais precisam, para que alcancemos um equilíbrio social, com oportunidades para todos. Essa é a nossa missão aqui dentro”, finalizou.

Sem comentário para "Marlon Botão destaca avanços dos governos de esquerda no Brasil"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS