O vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB) pediu que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior determine à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), em caráter de urgência, a limpeza reforma do Mercado Central. O pedido foi feito via requerimento, encaminhado a Mesa Diretora da Câmara Municipal.
No requerimento, Pedro Lucas Fernandes justifica o pedido lembrando que o Mercado Central é um dos pontos turísticos da cidade e encontra-se em péssimo estado de conservação, necessitando de atenção especial do poder público.
“O Mercado Central reúne cerca de 450 estabelecimentos e mantém direta e indiretamente mil trabalhadores, em média, além de todas as pessoas envolvidas na logística do processo desde o transporte de mercadorias vindas de locais distantes. O mercado gera renda para quase 2.500 pessoas, incluindo flanelinhas e carregadores de sacolas”, disse Pedro Lucas Fernandes.
História
O Mercado Central foi construído em 1864. Em 1939, foi demolido e reconstruído, dentro de uma reforma sanitarista do governador Paulo Ramos, quando passou a ser chamado de Mercado Novo. Na década de 1940, devido à existência de um curtume no local, ele foi chamado de Largo do Açougue Velho. Em 1992, passou pela última reforma. Desde então, agoniza em meio ao talento e à disposição dos feirantes que viram o mercado crescer.