Ministério da Saúde distribui quase 8 milhões de doses de imunizantes para todos os estados e o Distrito Federal
Para garantir o avanço da vacinação contra a Covid-19 no país, o Ministério da Saúde envia mais 228 mil doses de vacinas Covid-19 para o Maranhão. Nessa remessa, o estado recebe 56,6 mil doses da Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan, 59,6 mil doses da Pfizer/BioNtech e 111,7 mil doses da AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz. Essa é a segunda distribuição desde a última quinta-feira (19).
Desde o início da campanha de vacinação, o estado já recebeu 6,8 milhões de doses de vacinas Covid-19 – mais de 4,7 milhões foram aplicadas.
Na sexta-feira (20), o Ministério da Saúde apresentou todos os detalhes do caminho dos imunizantes, desde a entrega pelos laboratórios até os braços dos brasileiros. Para garantir ainda mais transparência, uma nova plataforma está no ar, no portal LocalizaSUS. Por lá, é possível acompanhar todo o processo de liberação e controle de qualidade das vacinas.
Distribuição equânime
Para que todas as unidades da federação completem os esquemas vacinais de forma equânime, os estados receberam doses de acordo com a população acima de 18 anos ainda não vacinada. O objetivo é equipar a campanha em todo o país, para que todos os estados avancem juntos na imunização.
Os detalhes desta distribuição e o quantitativo de vacinas por estado estão no 40º Informe Técnico.
Campanha acelerada
O Ministério da Saúde já distribuiu mais de 215 milhões de doses para todos os estados e Distrito Federal. A primeira dose já chegou para mais de 122 milhões de brasileiros, ou seja, mais de 76,2% do público-alvo de 160 milhões de brasileiros com mais de 18 já começou o ciclo vacinal. A segunda dose ou imunizantes de dose única já chegaram para mais de 55 milhões de pessoas. Isso significa que 34% do público-alvo está totalmente protegido contra Covid-19.