McDonald’s exclui Hospital Aldenora Bello da lista de instituições apoiadas pela campanha McDia Feliz

2comentários

A poderosa multinacional do ramo de fast-food McDonald excluiu o Hospital do Câncer Aldenora Bello, referência em tratamento oncológico no Maranhão, da lista de instituições apoiadas pela arrecadação da campanha anual McDia Feliz, uma das maiores ações de mobilização do planeta em prol da saúde e educação de crianças e jovens do Brasil. O hospital maranhense é vinculado à Fundação Antônio Dino, que mantém uma casa de apoio a crianças com câncer oriundas de famílias carentes de todo o estado.

Até o ano passado, o McDonald’s contemplou o Aldenora Bello com parte da arrecadação do McDia Feliz. Em seu site e nas redes sociais, a Fundação Antônio Dino sempre fez menção especial à campanha, exaltando a parceria em prol dos pacientes oncológicos do Maranhão (veja aqui). Foi assim por sucessivos anos, até a interrupção na presente edição, ainda não explicada.

Este ano, a 33ª edição do McDia Feliz vai acontecer no sábado, 23 de outubro, e beneficiará 67 projetos de 56 instituições que atuam com oncologia pediátrica no Brasil. A lista foi anunciada nesta semana pelo Instituto Ronald McDonald, organização sem fins lucrativos que há mais de 22 atua para aproximar famílias da cura do câncer infantojuvenil e aumentar as chances de cura da doença em crianças e adolescentes no país.

O câncer infantojuvenil é a doença que mais mata crianças de 1 a 19 anos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), com o surgimento de um novo caso cada hora Brasil. Neste momento desafiador, mais do que nunca, a campanha precisa ser abraçada pela população. Os pequenos pacientes em tratamento oncológicos estão no grupo de risco da Covid-19, e não podem interromper a terapia.

Seleção

A campanha contemplará ainda 46 cidades em 20 estados mais o Distrito Federal. Os projetos foram selecionados por meio do Processo de Submissão de Propostas do Instituto, com o objetivo de atender as prioridades estratégicas em cada região, além de contribuir para a expansão e melhoria da qualidade do atendimento prestado a crianças e adolescentes com câncer.

Infelizmente, nenhum município ou instituição do Maranhão serão apoiados na edição deste ano do McDia Feliz.

Clique aqui e confira os 67 projetos de 56 instituições que será apoiados pela 33ª edição da campanha MC Dia Feliz.

Instituto Ronald Mc Donald esclarece que Fundação Antônio Dino não apresentou projeto este ano

Em nota oficial encaminhada ao blog, o Instituto Ronald MC Donald, ONG que atua no enfrentamento do câncer infantojuvenil por meio de uma rede de mais de 50 instituições parceiras em 20 estados brasileiros, informou que o McDonald’s não possui nenhuma participação no processo de análise e aprovação das instituições parceiras. Ainda de acordo com o instituto, a Fundação Antônio Dino, parceria desde 1999, ao qual o Hospital do Câncer Aldenora Bello é vinculado, não submeteu nenhum projeto para análise este ano, o que ocasionou a não participação na campanha do McDia Feliz 2021.

Para aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil no Brasil, o Instituto Ronald McDonald, organização sem fins lucrativos, há mais de 22 anos atua promovendo saúde e bem-estar de crianças e adolescentes com câncer, contribuindo com o diagnóstico precoce através da capacitação de profissionais e estudante da área da saúde, estruturação de hospitais especializados, disseminação de conhecimento sobre a causa entre outros programas em prol da luta contra o câncer infantojuvenil.

A ONG conta com uma rede de mais de 50 instituições parceiras em 20 estados, além do Distrito Federal, que são apoiadas de norte a sul do Brasil. Para garantir uma gestão transparente e seguindo as boas práticas de governança, anualmente, o Instituto Ronald McDonald abre o edital de projetos através do qual as instituições cadastradas com o Instituto e com todas as documentações regularizadas, podem submeter projetos para receberem algum apoio financeiro, dentro eles receitas oriundas do McDia Feliz. Esses projetos são analisados por uma Comissão Médica, formada por oncologistas pediátricos de diversas regiões do Brasil, além do Conselho Gestor, que analisam a sustentabilidade do projeto na localidade. Em 2021, o período de envio das propostas de projetos foi de 27/01/2021 a 26/02/2021.  Após o processo de análise, o Instituto divulgou a carteira de projetos aprovados em 01/06/21. Reforçamos que o McDonald’s não possui nenhuma participação no processo de análise e aprovação das instituições parceiras.

O Instituto Ronald informa ainda que, para o edital de 2021, a Fundação Antônio Dino, parceria desde 1999, ao qual o Hospital do Câncer Aldenora Bello é vinculado, não submeteu nenhum projeto para análise do Instituto Ronald McDonald, o que ocasionou a não participação na campanha do McDia Feliz 2021, comunicada à instituição na data de 08/06/2021. No entanto, reforçamos nosso compromisso com a comunidade evidenciada pelos 22 anos de parceria e investimento de cerca de R$ 3,700 milhões em projetos da instituição Antônio Dino apoiados pelo Instituto Ronald McDonald. Entre os projetos apoiados pela organização no estado do Maranhão estão a compra e reforma da uma casa de apoio, aquisição de equipamentos para o hospital, reforma da enfermaria de oncopediatria do Hospital do Câncer Aldenora Bello, além da UTI de oncologia pediátrica concluída em 2018.

Fundação Antônio Dino informa que parceria será retomada em 2022

A Fundação Antonio Dino informa que a não participação na campanha ESTE ANO DE 2021 do Mc Dia Feliz ocorreu em comum acordo com o INSTITUTO RONALD McDONALD. Foi uma opção da FAD, visto que o foco da arrecadação este ano é a construção da nova Casa de Apoio, que não é mais apoiado pelo Instituto. Quanto à prestação de contas, há 21 anos, tempo que existe o Mc Donald’s, em São Luís, em todos os anos as prestações foram aprovadas com lisura. Em 2022 voltaremos com a parceria.

2 comentários para "McDonald’s exclui Hospital Aldenora Bello da lista de instituições apoiadas pela campanha McDia Feliz"


  1. Michele Debrant

    Se apoiou 33 anos tem que perguntar pro hospital porque né? Bem estranho! O resto do Brasil vai participar e eles não…a pergunta é: cade a UTI

  2. Jaci

    Certamente, os empresários vêm observando os milhares de reais que o hospital tem recebido por parte dos políticos, através de emendas parlamentares.
    Semana passada foi divulgado que serão repassados R$1 milhão de reais.
    A APAE e o Aldenora Bello são os maiores beneficiários dessas emendas.
    Mis-té-rio!!!!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS