Milhares de máscaras, daquelas usadas para impedir a transmissão do novo coronavírus, foram para o lixo, em Codó, município do leste do Maranhão, distante 308,6 quilômetros de São Luís. Por coincidência, ou não, a Polícia Federal deflagrou uma operação na cidade, semana passada, para cumprir mandados judiciais por indícios de má aplicação de recursos enviados pela União para o enfrentamento da Covid-19.
Os itens de proteção, aparentemente novos, foram descartados em plena via pública, deixando um rastro de sujeira no local. A origem dos insumos, até o momento, é desconhecida.
Um vídeo que circula na internet mostra o desperdício criminoso das máscaras, espalhadas no chão, em um trecho interligado por uma ponte. A suspeita é de que o material extraviado tenha sido comprado com dinheiro público destinado ao combate à Covid-19.
Com a palavra os órgãos de fiscalização e controle, como Ministério Público Federal (MPF) e Controladoria Geral da União (CGU), e de repressão, principalmente a Polícia Federal.
Assista:
Daniel,
O mais impressionante é que, independente do que motivou o descarte, esse é mais um crime ambiental no município de Codó, pois 03 sacos cheios de insumos forma descartados às margens do rio Itapecuru.
Até o presente momento nenhuma autoridade, seja ela municipal ou estadual, se posicionou sobre o caso.