O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, participa, na manhã desta quinta-feira (1°), da Conferência Estadual do G5 1, que reúne gestores municipais do Matopiba, região económica formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O encontro contará com a participação de prefeitos da Bahia e do Maranhão, além de apresentações do superintendente da Sudene, Evaldo Cruz Neto; do diretor de Planejamento e Articulação de Políticas da Autarquia, Raimundo Gomes de Matos; e da diretora geral do Agronordeste/Ministério Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Adriana Melo Alves.
Além de Fábio Gentil, confirmaram presença no evento, que ocorre de forma remota, os prefeitos de Barreiras (BA), Zito Barbosa; Bacabal (MA), Edvan Brandão; Balsas (MA), Erick Augusto; Imperatriz (MA), Assis Ramos; Presidente Dutra (MA), Raimundo Alves; e Santa Inês (MA), Felipe dos Pneus.
O prefeito Fábio Gentil, durante a última noite do “São João Que a Gente Quer em Casa”, falou sobre a importância de participar do evento. “Nós vamos ter uma reunião da Sudene, para a qual a Prefeitura de Caxias foi uma das convidadas, pelo patamar do município, por ser uma macro regional, por ser uma referência para outros municípios da região.
“Será uma discussão salutar, que irá tratar do Matopiba, projetos e parcerias, onde a gente poderá evitar que danos mais graves possam ocorrer na nossa regional. O município de Caxias tem se sobressaído, e, a gente tem a oportunidade de enaltecer o que Caxias tem de bom e ajudar os nossos municípios da região”, afirma Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).
Serão debatidas as propostas do G51 para uma nova abordagem de desenvolvimento regional e as ações da Sudene para o desenvolvimento local. Os prefeitos terão a oportunidade de expor os principais projetos, demandas urgentes e prioridades para retomada da economia em cada município. Já foram realizados encontros estaduais com prefeitos de municípios localizados em Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Piauí e Sergipe. Os encontros vêm debatendo temas como Cidades Inteligentes, Gestão Pública, Habitação, Saneamento e Agricultura Familiar.
Essas conferências são preparatórias para um encontro nacional, em Brasília, que irá reunir instituições governamentais e parceiros para consolidar uma nova estratégia de potencialização de políticas públicas, contribuindo para o aperfeiçoamento da gestão municipal através de novos projetos. Formado pelos municípios-polo da área de atuação da Autarquia que possuem condições de ampliar o alcance de políticas públicas e programas de governo, o G51 faz parte da rede de cidades intermediárias propostas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e são a base da estratégia territorial de implementação do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), elaborado pela Sudene.
Programação do evento
10H: ABERTURA
Saudações pela equipe da Sudene.
10H05: EXPOSIÇÕES
Evaldo Cruz Neto – Superintendente da Sudene (10 minutos)
G51: propostas para uma nova abordagem de desenvolvimento regional
Raimundo Gomes de Matos – Diretor de Planejamento e Articulação de Políticas da Sudene (5 minutos)
Ações da Sudene pelo desenvolvimento local
Sudene: ação pelo desenvolvimento regional (3 minutos)
Vídeo institucional
Adriana Melo Alves – diretora geral do Agronordeste do Mapa (15 minutos)
Desenvolvimento regional
10H45: DEBATES
Cada prefeito participante terá até 7 minutos para abordar principais projetos, demandas urgentes e prioridades para retomada da economia em cada município.
11H30: ENCERRAMENTO
Informes finais e respostas às perguntas.
O evento é público e será transmitido pelo canal da Sudene no Youtube. Portanto, o encontro poderá ser acompanhado por outras instituições parceiras, secretários de outros municípios, além da sociedade civil.
Fonte: Sudene