A Infraero lançou nesta terça-feira (29/1) o edital para ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de São Luís/Marechal Cunha Machado (MA), por meio da implantação de quatro módulos operacionais. Os investimentos previstos são da ordem de R$ 15,2 milhões. Com os módulos, a capacidade do Aeroporto de São Luís passará dos atuais 3,4 milhões de passageiros ao ano para 5 milhões anuais. Em 2012, 1,9 milhão de passageiros circularam pelo Aeroporto de São Luís, número inferior à capacidade atual do terminal.
A licitação será realizada na modalidade pregão eletrônico e tem abertura prevista para 15/2. O prazo para execução dos trabalhos é de 540 dias contados a partir da assinatura da ordem de serviço, documento que autoriza o início das obras. Durante a execução das melhorias, o Aeroporto de São Luís vai operar normalmente.
O edital com a documentação da licitação pode ser acessado aqui.
Os módulos operacionais são estruturas de rápida instalação e que cumprem funções semelhantes àquelas já existentes nos terminais de passageiros, uma medida utilizada em diversos países. No caso do Aeroporto de São Luís, serão quatro módulos: de embarque (a ser instalado ao lado do antigo prédio da administração), de desembarque (ao lado do atual terminal de passageiros), check-in (na frente do antigo prédio administrativo) e check-out (atrás do antigo prédio da administração). Entre as melhorias das novas estruturas, estão novos sanitários e duas novas esteiras de restituição de bagagem. Com os módulos, a área do terminal passará dos atuais 6,2 mil m² para 11,1 mil m².
“A instalação dos módulos ampliará não só a capacidade operacional de São Luís, mas trará um ganho considerável de conforto e comodidade para os usuários”, pontuou Hildebrando Correia, superintendente do aeroporto.
Fonte: Infraero
Resta saber se não ficar tudo com cara de “puxadinho”, torço para que exista um projeto arquitetônico sério, bem planejado e bonito.