O Ministério da Saúde enviou, nesta quarta-feira (9), mais 113 mil doses de vacina Covid-19 da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz para o estado do Maranhão. A previsão é de que, em menos de 24 horas, todas as capitais tenham recebido as vacinas. Desde o início da campanha de vacinação, o estado já recebeu 3,3 milhões de doses de imunizantes – mais de 2 milhões foram aplicadas.
As doses do imunizante são destinadas para continuidade da vacinação de pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores da educação do ensino básico, forças de segurança, salvamento e Forças Armadas, povos ribeirinhos, e trabalhadores do transporte aéreo. As orientações sobre a vacinação e a divisão das doses por Unidade Federativa estão no 22° informe técnico do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.
A estratégia de distribuição é revisada semanalmente em reuniões entre União, estados e municipais, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante. No caso da AstraZeneca, o intervalo é de 12 semanas entre as doses.
Além de mais essa remessa, o Ministério da Saúde conclui nesta quarta a distribuição de 2,3 milhões de doses da Pfizer/BioNTech, que começaram a ser enviadas aos estados na última segunda (7/6). No total, a pasta terá entregado, somente nesta semana, mais de 6,3 milhões de doses de vacinas Covid-19.
Campanha acelerada
O Ministério da Saúde trabalha para acelerar ainda mais o ritmo da vacinação contra a Covid-19 no País. Desde o início da campanha, contando com esse novo lote, já foram destinadas a todas as Unidades Federativas mais de 109,1 milhões de doses de imunizantes contratados. Até o momento, mais de 74 milhões foram aplicadas. No LocalizaSUS, você confere o andamento da campanha no Brasil.