O Colégio Literário condecorou, nesta quarta-feira (19), a aluna Joana Aline Neves Matos campeã das olimpíadas Canguru de Matemática Brasil 2021. Foram premiados, também, alunos que se destacaram com medalhas prata e bronze. Houve, ainda, concessão de medalhas de honra ao mérito a 4 (quatro) alunos.
Dentre as regras constantes das instruções do evento, cabe destacar as seguintes: a prova deve ser resolvida individualmente, sem consulta a materiais, familiares, colegas ou professores; além disso, não foi permitido o uso de calculadoras e afins.
A Olimpíada teve como grande destaque a aluna Joana Aline Neves Matos do 6º ano, que obteve o primeiro lugar e foi condecorada com a medalha de ouro.
Além de Joana Aline, a escola condecorou um aluno do 7º ano com a medalha de prata e do 8º ano com a medalha de bronze. Foram ofertadas também quatro medalhas de honra ao mérito.
O prêmio Canguru é a maior competição de matemática do mundo. Teve origem na França e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières – AKSF).
Disputam as medalhas, mais de 6 milhões de participantes de mais de 80 países. Jovens brasileiros competem desde 2009.
Segundo os organizadores da Olimpíada, o objetivo da realização dessas provas é o de “incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos; contribuir para a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis da Educação Básica; favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os alunos do universo da Matemática; e estimular a capacidade dos alunos de obter prazer e satisfação intelectual na resolução de problemas de Matemática pura ou aplicada”.
Parabéns à Direção do Colégio Literato por essa iniciativa que muito engrandece a ciência maranhense. Nossas homenagens também aos abnegados professores e aos demais trabalhadores da educação dessa escola, bem como aos seus dedicados alunos.