No ranking nacional da imunização, a unidade da federação governada por Flávio Dino (PCdoB) ocupa apenas a 20ª posição
O Maranhão é o estado do Nordeste com menor percentual de aplicação da primeira e da segunda dose da vacina contra a Covid-19. No ranking nacional ocupa a modesta, para não dizer incômoda 20ª colocação. Os dados são das plataformas coronavirusbra1 e covid19br, que compilam dados das secretarias estaduais de Saúde.
De acordo com o levantamento, no Maranhão, 11,3% da população tomaram a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus e só 4,4% receberam a segunda dose. É o pior desempenho dentre os nove estados nordestinos. A título de comparação, o vizinho Piauí, que aparece logo à frente do Maranhão em percentual de cobertura, tem taxa de 11,8% da população vacinados com a primeira dose e de 5% já com a imunização já devidamente concluída.
Na situação oposta, ou seja, com maior percentual de imunizados com a primeira e a segunda doses na região, está a Paraíba, com 15,4% e 6,4%, respectivamente. Na sequência vem a Bahia, com 15% e 6%. Completa a lista dos três primeiros colocados em proporção de pessoas vacinadas no Nordeste o Ceará, com 13,8% da população já contempladas com a primeira dose e 6,4% com a segunda.
Levando em conta o ranking nacional, o Maranhão ocupa a modesta, para não dizer incômoda, 20ª posição, e tem média de cobertura abaixo da nacional tanto na aplicação da primeira dose, quanto dá segunda. Em condição pior estão apenas dois estados da região Centro-oeste (Goiás e Mato Grosso) e cinco da região Norte (Rondônia, Tocantins, Acre, Amapá e Roraima). Levando em conta o ranking nacional, o Maranhão ocupa a modesta, para não dizer incômoda, 20ª posição e tem média de cobertura abaixo da nacional tanto na aplicação da primeira dose, quanto dá segunda.O desempenho local é pior do que o de todos os estados das outras regiões – Nordeste, Sudeste e Sul.
Panorama nacional
O Brasil aplicou a 1ª dose de vacinas contra a covid em 29.596.116 pessoas até as 22h30 de 2ª feira (26.abr.2021). Dessas, 13.180.528 receberam a 2ª dose. Ao todo, 42.776.644 doses foram administradas no país.
O número de vacinados com ao menos uma dose representa 14% da população, segundo a projeção para 2021 de habitantes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os que receberam as duas doses são 6,2%.
Dos que tomaram a 1ª dose, 44,5% já receberam também a 2ª e estão imunizados. As vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil são a CoronaVac e a Oxford-AstraZeneca. Ambas requerem duas doses para uma imunização eficaz.
Eis os números de vacinados por Estado: