O deputado estadual Wellington do Curso encaminhou indicação para os deputados federais e senadores do Maranhão, solicitando que os parlamentares atuem no sentido de aprovar o Projeto de Lei 2564/2020 que institui o piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico de enfermagem, do auxiliar de enfermagem e fixa a jornada de 30h semanais para a categoria.
Em sua solicitação, o parlamentar destacou a urgência em reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais da enfermagem e corrigir a discrepância entre as remunerações pagas a esses profissionais que estão atuando na linha de frente contra a COVID-19 desde o início da pandemia.
“A luta pela valorização dos profissionais da saúde sempre foi pauta do nosso mandato, inclusive, a Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade o Projeto de Lei nº 85/202, de nossa autoria, que institui o dia estadual de valorização dos profissionais da saúde. Entre as nossas lutas, destacamos a instituição do piso salarial digno e jornada de 30 horas semanais para os profissionais da enfermagem. Essa é uma das lutas mais antigas e merecidas desses profissionais que sempre estiveram na linha de frente da saúde e têm atuado de forma incansável nesta pandemia. A fixação do piso salarial nacional e de uma jornada adequada de trabalho para os profissionais da enfermagem é urgente, basta comparar as remunerações pagas para outros profissionais da saúde e percebemos que a disparidade salarial é evidente. Diante disso, encaminhamos indicação à bancada federal do Maranhão solicitando que os nossos deputados federais e senadores votem pela aprovação do projeto de lei nº2564/2020 que fixa o piso salarial ético e jornada de 30 horas semanais aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. A valorização profissional é melhor forma de demonstrar nosso apoio a esses trabalhadores que dedicam suas vidas para cuidar das pessoas, principalmente nesse momento tão difícil que estamos enfrentando”, disse Wellington.