País referência do jogo de bola a nível mundial, o Brasil tem sido o berço de inúmeras estrelas do futebol que nasceram no território nacional e continuaram suas brilhantes carreiras em times internacionais.
Muitos esportistas decidem se instalar de forma permanente no estrangeiro com suas famílias e inclusive alguns deles chegam a tirar a nacionalidade do Estado que os acolheu e passam a formar parte da Seleção Nacional desse país.
No entanto, contra todo prognóstico, há outros atletas que depois de passar muitas temporadas fora, ganhar milhões e conhecer novas latitudes, decidem voltar para o local que os viu nascer, seja porque sentem saudade ou porque querem passar seus últimos anos de atividade na terrinha.
4 futebolistas que podem voltar pro Brasil o próximo ano
Douglas Pereira dos Santos
Atual jogador do Besiktas da Turquia, Douglas é um lateral que começou sua carreira no Goiás e fez sucesso no São Paulo. O nível de jogo que demonstrou ter no time paulista o levou a ser comprado pelo Barcelona por ao redor de 4 milhões de euros.
No entanto, as oportunidades que lhe deram na formação espanhola não foram muitas e acabou sendo emprestado para diferentes equipes como Benfica, Sivasspor e Sporting Gijón até terminar no time turco com o qual tem contrato até 2022.
Thiago Silva
Um dos grandes nomes da lista é o Thiago Silva, que começou sua prolífica carreira no Fluminense. Foi a partir de sua aparição nesse time que chamou a atenção do mundo.
O futebol o levou a percorrer diversos locais. Já vestiu as camisetas do FC Porto, do Milan, do Paris Saint Germain e atualmente se desempenha na posição de defesa central no Chelsea, e seu contrato finaliza em julho de 2021.
Valorizado em 3,5 milhões de euros, Thiago Silva é disputado por diversos times, entre eles o Fluminense, o clube que o viu nascer.
Rafael Cabral
O esportista, que já foi colega do Neymar em Santos e brilhou em 2011 neste time brasileiro, foi comprado pela Napoli no ano de 2013. Nesse clube ficou por 5 anos, quando foi comprado pelo Sampdoria.
Infelizmente apenas ficou por 4 jogos nessa equipe e foi transferido para o Reading, uma formação da segunda divisão da Inglaterra. Embora tenha jogado com regularidade, o clube acabou na sexta posição na última temporada da EFL Championship.
Rafael tem contrato até julho de 2022, e provavelmente queira retornar ao Brasil para continuar sua carreira em alguma equipe local.
Renato Augusto
O jogador de médio centro que começou sua carreira no Flamengo e jogou no time alemão Leverkusen e no Corinthians, atualmente está contratado pela formação chinesa Beijing Gouan, mas seu contrato finaliza em dezembro de 2021.
Valorizado em 5,5 milhões de euros, Renato manifestou sua vontade de voltar para o Brasil para aumentar suas possibilidades de formar parte da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2022.
Ele sabe que com o retorno à sua terra natal terá maiores chances de participar no Mundial. Dado que tem mais de 30 anos, provavelmente a Copa da FIFA 2022 seja uma de suas últimas ocasiões para apresentar seu jogo na verde-amarela.