A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), está realizando em várias avenidas de São Luís uma ação integrada de reavaliação dos tempos e sincronismo nos semáforos. O objetivo é aumentar a fluidez no trânsito de várias vias da cidade.
A Coordenação de Estudos e Projetos de Engenharia de Tráfego da SMTT está recalculando os tempos de verde, amarelo e vermelho de cada cruzamento semaforizado de São Luís, levando em conta a quantidade de veículos de acordo com os horários de pico e o sentido do fluxo de tráfego.
Já a ativação do sincronismo semafórico consiste em ativar uma sequência de abertura de sinais. Ou seja, após a abertura do primeiro sinal, os outros serão abertos segundos depois de acordo com a velocidade da via, gerando a chamada “onda verde”.
Segundo Myrian Aguiar, titular da SMTT, esta reavaliação tem como objetivo reduzir os congestionamentos e o tempo de espera nos semáforos e, consequentemente, melhorar o deslocamento dos motoristas que passam por esses locais.
A ação de reavaliação de operação dos semáforos se estenderá por todos os cruzamentos semaforizados de São Luís.
“Essa ação nos conjuntos semafóricos das principais vias da nossa capital visa trazer uma resposta imediata a uma das questões mais urgentes da SMTT, que é o trânsito nas principais vias de São Luís. A ação também está inserida no cronograma de ações dos primeiros 120 dias da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que visa dá uma resposta imediata a várias demandas da população da capital”, destacou Myrian Aguiar.
Cruzamento onde foram alterados os tempos semafóricos:
– Cruzamento do Shopping da Ilha (Avenida Daniel de La Touche), entrada do Maranhão;
– Rotatória do São Francisco (Avenida Castelo Branco);
– Cruzamento da Rádio São Luís (Avenida Vitorino Freire com Avenida dos Africanos), na Areinha;
– Conjunto semafórico da Avenida dos Portugueses (em frente à UFMA).
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)