Postos de combustíveis de São Luís amanheceram, em pleno domingo de eleição para prefeito, com o preço da gasolina reajustado. Por ironia, o aumento vai na contramão do discurso do candidato apoiado pelo Palácio dos Leões, Duarte Jr. (Republicanos), que repetiu inúmeras vezes a diminuição do preço da gasolina na capital maranhense como um feito seu, quando presidente do Instituto de Proteção ao Consumidor (PROCON).
O novo valor praticado é de R$ 4,389 em todos os postos percorridos pelo autor deste blog no início da tarde. Entre a região da Cohama e a área da Camboa, foi constatado nas bombas a combrança da mesma quantia para o litro da gasolina, o que sinaliza cartel.
A propósito, o cartel foi outra prática que Duarte diz tem combatido à frente do PROCON. E patrocinou ampla divulgação na mídia, atribuindo para si a coragem de ter peitado os empresários do poderoso setor de revenda de combustíveis.
Ao que tudo indica, o troco para a audácia do pupilo do governador Flávio Dino (PCdoB) veio exatamente no dia do pleito. E acabou sobrando também para o consumidor.