O novo secretário municipal de Educação, Allan Kardec Duailibe Barros Filho, teve a dimensão exata, ontem, dos problemas que terá que superar para fazer uma boa gestão. Não bastasse a desorganização do calendário, a estrutura precária da maioria das unidades de ensino e a insatisfação permanente de professores, ele tem outro obstáculo a vencer: o vandalismo nas escolas.
Ontem, ele conferiu in loco o estrago feito por bandidos nas Unidades de Ensino Básico Darcy Ribeiro, no Sacavém, e Bernardina Espíndola, no Centro, e ficou desolado.
O secretário condenou os ataques, que classificou como “uma nova modalidade de crime, cada vez mais comum em São Luís”. E anunciou duas medidas imediatas para tentar conter a ação dos marginais: a contratação emergencial de uma empresa de vigilância privada para fazer a segurança das escolas e uma parceria com a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) para que a Guarda Municipal reforce a proteção das unidades de ensino.
Allan Kardec viveu uma experiência extremamente desagradável logo em seu primeiro dia no cargo. Que venham agora as melhorias.
Foto: De Jesus/O Estado do Maranhão