Aprovado projeto de lei do vereador Dr. Gutemberg que veda nomeação no serviço público municipal de condenados por violência doméstica contra a mulher

0comentário
Vereador Dr. Gutemberg criou instrumento que pune condenados por violência doméstica

‘Agosto Lilás’ marca o mês de combate à violência contra a mulher. Em São Luís, a Câmara Municipal aprovou, no mês de março deste ano, o projeto de Lei do vereador Dr. Gutemberg Araújo (PSC), que proíbe a nomeação em cargos comissionados no município de pessoas condenadas por crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher, previstos na Lei Federal 11.340/2006, que é a Lei Maria da Penha.

O projeto de lei do vereador foi transformado na Lei Municipal nº 6.711/20. “O nosso projeto que virou Lei ainda no mês de março, é mais uma ação coercitiva aos agressores. Dessa forma, procuramos inibir e prevenir esse tipo crime, ajudando no enfrentamento da prática de atos lesivos contra a mulher”, afirma Dr. Gutemberg.

Neste ano, a Lei Maria da Penha completa 14 anos de criação. Embora muitos avanços tenham sido alcançados com a Lei Federal, o Brasil teve um aumento de 7,3% nos casos de feminicídio em 2019, em comparação com 2018, segundo o Monitor da Violência.

Ainda para combater a violência contra a mulher, Dr. Gutemberg elaborou a Lei nº 6.634/20, que cria o Programa de Prevenção da Violência Doméstica com estratégia da saúde na família.
O vereador também é autor do Projeto de Lei nº 059/19, que cria a Semana Municipal de Combate à Violência contra a Mulher e dá outras providências. Esse projeto abrange uma série de ações, tais como: a divulgação e interpretação de forma didática da Lei Maria da Penha e Campanhas Educativas envolvendo a comunidade escolar, educadores entre outros grupos da sociedade.
“Vale lembrar que durante o isolamento social, aumentaram as denúncias de violência doméstica. Denuncie qualquer tipo de agressão. Ligue 180.”, destaca Dr. Gutemberg.

Sem comentário para "Aprovado projeto de lei do vereador Dr. Gutemberg que veda nomeação no serviço público municipal de condenados por violência doméstica contra a mulher"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS