Uma suposta postagem do governador Flávio Dino (PCdoB) no Twitter anunciando a autorização, mediante adoção de rigorosas normas sanitárias, dos festejos em homenagem a São Pedro, na capela batizada com o nome do santo, na Madre Deus, dia 29, e a São Marçal, no João Paulo, dia 30, repercutiu amplamente nas redes sociais nesta quinta-feira. Mas, antes que alguém se animasse, veio a informação oficial de que tudo não passou de fake news.
De fato, a tuitada não passou de uma montagem. Em uma breve consulta ao perfil do governador no Twitter é possível constatar que não há qualquer menção aos festejos de São Pedro e São Marçal, muito menos anúncio de liberação dos eventos.
A população em geral e o segmento da cultura, em particular, receberam a notícia com surpresa e com uma ponta de esperança, já que as duas festas tradicionalmente reúnem multidões e marcam o encerramento da temporada junina na Ilha. Mas nem deu tempo para expressar a euforia. O desmentido palaciano veio rápido e caiu como balde de água fria sobre aqueles que acreditaram na invenção.
Como das vezes anteriores, é quase improvável que o autor da fake news seja identificado e punido com o rigor da lei. Seria mais do que adequada a penalidade, já que a prática criminosa, além de ter frustrado expectativas, pode levar pessoas desinformadas a se expor em perigosas aglomerações no largo da capela e no João Paulo.