Preso no último dia 15, feriado da Proclamação da República, graças a informações repassadas por populares ao Disque-Denúncia, o assaltante José Roberto dos Santos de Sousa, vulgo Robertinho, 33 anos, passou menos de 24 horas na cadeia, mesmo tendo sido reconhecido por quatro vítimas. Acostumado a praticar assaltos na área do Maracanã, onde mora, Robertinho foi encaminhado ao Plantão Central da Vila Embratel horas depois de praticar pelo menos seis crimes em sequencia.
Somente no feriado, ele cometeu duas tentativas de arrombamento, um roubo e três tentativas de homicídio, de posse de uma arma de fogo. Aterrorizada com a ação do bandido, que mora do Residencial 2000, próximo ao Maracanã, a comunidade resolveu denunciá-lo.
Uma equipe do Serviço de Inteligência da Polícia Militar foi deslocada ao bairro para capturar o criminoso, que não esboçou reação ao receber receber voz de prisão.
Tão logo Robertinho deu entrada no Plantão Central da Vila Embratel, várias possíveis vítimas compareceram ao local não intenção de reconhecê-lo. Pelo menos quatro o identificaram como o bandido que as atacara. Ainda assim, ele foi solto.
Ao tomar conhecimento da libertação do assaltante, um integrante da equipe do Serviço de Inteligência que efetuara a prisão enviou a seguinte mensagem ao celular do Disque-Denúncia: “para tristeza nossa e da população, o bandido já foi solto e já voltou a aterrorizar a comunidade onde costuma atuar”.