A Prefeitura de Paço do Lumiar através da Secretaria de Direitos Humanos (COJUV/DEVIDA) promoveu, na última segunda-feira, dia 23 de março, um encontro para repassar orientações de prevenção em Comunidades Terapêuticas (CTs) do município, sobre o modo adequado de higienizar as mãos, além de outros cuidados, para evitar infecções, entre elas a causada pelo novo coronavírus (COVID-19).
A oficina de conscientização sobre higiene pessoal e preventiva foi realizada pelo chefe da Divisão de Enfrentamento a Violência e Drogas, Erisson Lindoso, e contou com a presença do servidor Paulo da Silva.
Os coordenadores das comunidades terapêuticas receberam a cartilha de orientação para as CTs, a fim de prevenir o contágio e a transmissão da doença, desenvolvida pela Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (FEBRACT) construída em sintonia com as autoridades sanitárias nacionais e mundiais. O documento traz informações gerais sobre a pandemia do COVID-19, orientações de cuidados básicos e específicos para as CTs.
Entre os objetivos das visitas está a observação sobre as condições físicas, sanitárias e de recursos humanos favoráveis para o devido acolhimento, livre de possibilidades de infecções. As atividades e serviços realizados pelas Comunidades Terapêuticas são considerados essenciais, nos termos dos incisos I e II do Art. 3° do Decreto n° 10.282, de 20 de março de 2020.
As atividades de prevenção continuarão na próxima semana, assim como a vacinação contra gripe.
Belo exemplo com essa máscara na testa, lugar da máscara é na venta.