A secretária de Segurança Cidadã, Eurídice Vidigal, foi uma das testemunhas de um assalto ocorrido nesta manhã, na praia do Olho d’Água, onde faz caminhada diariamente. Ladrões abordaram a proprietária de uma imobiliária quando esta se encontrava dentro do seu carro e levaram a bolsa com todos os perteces da vítima.
Uma fonte que presenciou o crime contou que os seguranças que acompanham Eurídice em suas caminhadas matinais ainda foram alertados para que perseguissem os bandidos, mas nada fizeram. A própria secretária foi abordada por um popular para que tomasse conhecimento dos detalhes do crime, mas preferiu manter-se à distância, dentro do seu veículo (foto), protegida por seu séquito de guarda-costas. Com a recusa, a mulher teve que procurar socorro no posto de salva-vidas do Corpo de Bombeiros existente na praia.
Freqüentadores do Olho d’Água reclamam há muito tempo da onda de assaltos e outros crimes naquele trecho da orla. Conhecedora da situação, já que mantém sua rotina de caminhadas naquela praia desde que veio morar em São Luís, Eurídice Vidigal não tem dado a mínima para o problema.
Foto: Biné Morais/O Estado do Maranhão
OBS: matéria modificada às 16h55 para acréscimo de foto e informações.
É RESULTADO DA POLITICA DE POLIAMENTO DE DOIS INCOMPETENTES (EURIDICE E MELO)
Cara, é muito massa saber que vocês tem uma equipe só para ficar seguindo a secretária, e rezando para que aconteça alguma coisa, daí terão algo para poder fala ou inventar. Mas… tá difícil conseguir né? Se nela não tem nada, entãot em que ser ao redor ou até mesmo se for o caso ter que inventar,mas tem que ter “algo” caso contrário o chefe mata nós…
Resposta: não se trata de colocar equipes específicas para seguir a senhora Eurídice Vidigal. Acontece que ela é tão mal quista pela população que muitos não hesitam em nos avisar quando ela se envolve em alguma confusão. A popularidade da secretária é baixíssima e seus poucos defensores devem estar cientes disso.
Enquanto os miranteanos ficam falando essa babojeira de cassação de Jackson Lago e sobre os problemas da segurança pública. Esquecem que seu patrão, está em nível nacional, numa revista de grande circulação. Como nós leitores observamos. Alguns jornalistas do Sistema Mirante ficam colocando notícias requentadas, mais esquecem de divulgar o que está acontecendo com a investigação de Fernando Sarney. Ou vão dizer que isso é balela da PF. Mais com outros políticos tudo colocam em primeira linha. È como vemos assim caminha o jornalismo maranhense, ou melhor dos miranteanos.
DENTRO DO SEU VEÍCULO ZERO KM!! DIGA-SE DE PASSAGEM…. SÓ MESMO UMA PESSOA DA ESTIRPE DESSA MULHER PRA TRATAR A POPULAÇÃO DESSE JEITO… MAS FICAREI TRANQUILO… ELA QUE APROVEITE, COM CARRÕES ZERO KM, VIAGENS… ETC… POIS O DIA DELA E DESSA GANGUE ESTÁ MUITO PRÓXIMO…
Daniel
Na terça feira estava eu fazendo caminhada na litorânea por volta das 19 horas quando um carro teve o seu vidro quebrado e os pertecenteces roubados. Foi acionado a viatura que circula na litorânea e quase 30 minutos depois eles apareceram e nada fizeram. Para quem faz as suas caminhadas na praia, está cada vez mais perigoso. Espero que o próximo assalto seja no carro da madame ai a coisa melhora.
Resposta: verdade, meu caro Anselmo. A insegurança cresce a olhos vistos neste estado. E as autoridades nada fazem para combater o problema.
Até tu, seu Anselmo? Que coisa mais feia, crianto FACTÓIDES ! Estás bem “encaminhado”, hem?
(JORGE DA BELIRA).
concordo com mauro wagner isto é tudo armação pois está bem claro que tra – se de perseguição contra a Sra. Secretária, primeiro por ser mulher e segundo por não se deixar levar por este comentários maldosos pois s´[o cego que não vê que a segurança do Estado mudou para melhor só que não é possível acabar com erros de quarenta anos em um ano e meio de governo.
É Daniel, não é de hoje que a polícia não funciona. Quando eu morava na Liberdade, presenciei uma tentativa de assassinato, imediatamente ligamos para a polícia, mas assim como o Jorge da Belira apareceu por lá para tomar as devidas providências, a polícia também apareceu. ô Jorge, não esquece que o s… de Jackson já deve estar sentindo frio, não tá na hora de você ir cumprir o seu dever, e esquentar o dito cujo? Vai ser puxa-s… assim lá no Palácio dos Leões!!!! Não acredito que você nunca presenciou um ato de violência ignorado pela PM na nossa cidade… se a tua resposta for “Eu nunca vi omissão da polícia” vou começar a duvidar se você realmente vive aqui em São Luis, ou é tão omisso quanto a nossa polícia.
Anselmo, eu parei de fazer minhas caminhadas na Litorânea exatamente por esse motivo, não foi uma nem duas vezes que presenciei esse tipo de coisa acontecendo, hoje me tranco dentro dos muros de um condomínio fechado. Pago duas vezes por segurança, uma com meus impostos diários (que proporcionam a segurança única e exclusivamente para essa senhora secretária de segurança) e outra com a minha taxa mensal de condomínio.
Meu caro Marcos Vinícius de Andrade e Silva, em que cidade você mora? Com certeza não é aqui em São Luís!!! Você acha mesmo que todos esses assaltos que vêm acontecendo em São Luís são armações, são inventados por pura perseguição à Secretária de Segurança? Ah, me poupe!!!! A não ser que você conte, como ela, com a proteção policial dia e noite e não precise se preocupar, como nós, pobres cidadão de São Luís, que tentamos nos proteger da violência em nossa cidade e só podemos contar com a misericórdia de Deus. Ah, vá procurar o que fazer para não ficar falando asneiras!!!!!! Respeite todas as pessoas de São Luís que já foram vítimas da violência em São Luís e já perderam parentes e amigos por causa desses bandidos que aqui acharam o lugar ideal para seu mister, pois NÃO HÁ LEI, NÃO HÁ SEGURANÇA.
THAIS, se é verdade que o s… do Dr. DJACKSON LAGO já deve estar sentindo frio, por que você não manda SEU PAI esquentar o dito cujo, hem? O problema, Thais, vai ser convencer o nosso Governador a aceitar isso. Ele (o Governador), não gosta de gays (sexualmente falando, é claro!)…
Devolvida devidamente a “sugestão” que você me fez, o resto do seu comentário é apenas um alinhavado de ASNEIRAS e SANDICES, que estariam muito melhor numa LATA DE LIXO. Portanto, não merecem resposta, pelo absurdo e pela falta de lógica que encerram.
Saiba você, Thais, que São Luís é uma das cidades MENOS VIOLENTA de todo o País. Vá par Recife, vá para Fortaleza, para Salvador, Natal, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo ou qualquer outra capital brasileira que você vai ver ” O QUE É BOM PARA TOSSE “, moça! Você e seus companheiros de pessimismo estão CHORANDO DE BARRIGA CHEIA! A violência existe hoje em TODOS OS LUGARES, é um fenômeno social, que precisa ser combatido sem tréguas, como estãos fazendo o Governador JACKSON LAGO e sua Secretária EURÍDICE VIDIGAL !
A quem vocês pensam que enganam com esse CHORORÔ, dona Thais? Aqui não há nenhum “besta”! Todos nós sabemos que no tempo da sua Sinhazinha a violência era muito maior!
É só, por enquanto. (JORGE DA BELIRA).
THAIS, se é verdade que o s… do Dr. JACKSON LAGO já deve estar sentindo frio, por que você não manda SEU PAI esquentar o dito cujo, hem? O problema, Thais, vai ser convencer o nosso Governador a aceitar isso. Ele (o Governador) não gosta de gays (sexualmente falando, é claro!)…
Devolvida devidamente a “sugestão” que você me fez, o resto do seu comentário é apenas um alinhavado de ASNEIRAS e SANDICES, que estariam muito melhor numa LATA DE LIXO. Portanto, não merecem resposta, pelo absurdo e pela falta de lógica que encerram.
Saiba você, Thais, que São Luís é uma das cidades MENOS VIOLENTA de todo o País. Vá par Recife, vá para Fortaleza, para Salvador, Natal, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo ou qualquer outra capital brasileira que você vai ver ” O QUE É BOM PARA TOSSE “, moça! Você e seus companheiros de pessimismo estão CHORANDO DE BARRIGA CHEIA! A violência existe hoje em TODOS OS LUGARES, é um fenômeno social, que precisa ser combatido sem tréguas, como estãos fazendo o Governador JACKSON LAGO e sua Secretária EURÍDICE VIDIGAL !
A quem vocês pensam que enganam com esse CHORORÔ, dona Thais? Aqui não há nenhum “besta”! Todos nós sabemos que no tempo da sua Sinhazinha a violência era muito maior!
É só, por enquanto. (JORGE DA BELIRA).
Jorge da Belira, eu quero ver vc do outro lado da situação, ou seja, nessa atual gestão sem salário e sem nenhuma motivação do velho escroto (nome dado por um dos seus aliados, que recebeu o pagamento, onde indicou Euridice Vidigal para uma pasta que precisa de um bom gestor e que acima de tudo precisa de experiência) que vc sabe o nome.
Jorge da Belira caso vc tenha coragem, como vc defende a Euridice Vidigal, procure e publique o curriculum vitae dela.
Dessa forma após eu ler mudarei meu pensamento.
E POR FALAR NESSA PESSOA AÍ PROTEGIDA ATÉ OS DENTES… VIRAM A FOTO DELA AO LADO DO COMANDANTE ESTAMPADA NA EDIÇÃO DE SÁBADO (22/11),CAPA DO JORNAL O ESTADO??? QUE TAMANHA “CARICATURA”… FOI PURO DEBOCHE… AQUILO LÁ É JEITO DE UMA PESSOA PÚBLICA SE PORTAR PERANTE PESSOAS BEM MAIS IMPORTANTES QUE ELA, NO CASO JUÍZES E PROMOTORES?? JÁ QUE ELA NÃO RESPEITA A POPULAÇÃO DO ESTADO, QUE PROCURE RESPEITAR PELO MENOS PESSOAS SÉRIAS, MAIS SÉRIAS E TRABALHADORAS QUE ELA. FALO DOS JUÍZES E PROMOTORES!! TENHO DITO.
Ô Jorge da Belira, eu por algum acaso ofendi a algum membro da sua família? E se o ofendi foi de propósito mesmo, portanto dirija suas palavras diretamente a mim, não ao meu pai ou a qualquer outro membro da minha família. E depois do que você escreveu, quem é você pra falar em sandices???? Que você é um puxa-saco do governo todo mundo sabe. Mas ofender meu pai foi a gota d’água!!!!
Mais uma coisa: quem é minha “sinhazinha”? Estou defendendo algum político ou política? Outra coisa: se meu comentário é tão cheio de “asneiras e sandices”, porque você se deu ao trabalho de respondê-lo? Se era pra se defender, todos os seus argumentos foram por água ao proferir ofensas ao meu pai. Mais uma coisinha: por que usar tanto a questão homossexual como ofensa?
Se quiser me ofender mais diretamente, entre na minha página e escreva seus comentários. Não é de bom tom usar o blog de jornalistas para esse tipo de coisa. Embora pareça ser bem o seu tipo.
Daniel, peço sinceras desculpas, já que fui eu quem começou a provocação.
FELIPE, eu não tenho o “curriculum viatae” da Secretária, mas não entendo porque você se preocupa tanto com isso. Currículo é apenas um pedaço de papel escrito. O que devemos fazer é avaliar O TRABALHO da Dra. EURÍDICE VIDIGAL. Eu fiz isso, e em minha opinião, o trabalho dessa senhora está sendo satisfatório.
Veja bem, ela aumentou o efetivo da Polícia, adquiriu 177 novas viaturas, informatizou todas as Delegacias da Capital e várias do Interior, construiu o Centro de Detenção Provisória, está construindo mais 3 penitenciárias no Interior, implantou o excelente programa Patrulha dos Bairros, que até 2010 estará estendido a todos os bairros da cidade, e vem conseguindo muitos êxitos à frente de uma pasta tão difícil e espinhosa com essa da Segurança.
Paralelamente, ao lado das notícias sobre os crimes, você fica sabendo também que a Polícia diariamente prende bandidos e desbarata quadrilhas perigosas. Portanto, Filipe, vamos dar um crédito de confiança à nossa Secretária. Tenho certeza que ela não irá decepcionar no desiderato de suas funções. PoR isso, meu caro, esqueça esse negócio de currículo (embora eu ache que o da Dra. Eurídice Vidigal seja excelente) e vamos colaborar com a nossa Seguransça Pública, certo?
Obrigado. (JORGE DA BELIRA).
TRÊS RECADOS PARA THAIS:
1 – Thais, daqui por diante, lembre-se sempre deste ditado popular: ” QUEM DIZ O QUE QUER, OUVE O QUE NÃO QUER “. É um provérbio que encerra toda a essência da SABEDORIA POPULAR. Garanto que se você se lembrar dele ANTES de falar ou escrever qualquer coisa, vai pensar DUAS VEZES antes de proferir as GRAVES OFENSAS que você fez, por exemplo, à minha pessoa, GRATUITAMENTE. Crítica e contestação são uma coisa, OFENSA PESSOAL é outra completamente diferente. Aprenda isso.
2 – Confesso que ERREI ao envolver a figura de seu PAI na nossa querela. Foi um ato impensado, movido pelo espírito de retaliação que momentaneamente me acometeu, ao me ver chamado de homossexual (implicitamente) e de puxa-saco (explícitamente). Peço desculpas a seu pai, e retiro a ofensa a ele dirigida. Agora, o que eu poderia fazer?
3 – Essa história de PUXA-SACO é muito RELATIVA, Thais. Veja só, você diz que eu sou puxa-saco de JACKSON LAGO, enquanto eu afirmo que você é PUXA-SACO de Roseana Sarney. E aí, como é que ficamos, hem, Thais? Ora, em admitindo-se verdadeiras ambas as premissas, ainda assim eu estaria BEM MELHOR que você, moça. Senão vejamos: enquanto eu seria – como você quer – puxa-saco do GOVERNADOR, você seria puxa-saco da pessoa que foi DERROTADA por ele!
Portanto, minha cara, PUXA-SACO por PUXA-SACO, eu estaria numa situação BEM MAIS CONFORTÁVEL que você!
É só. (JORGE DA BELIRA).
Amigos!
É lamentável o que vive a segurança pública no Maranhão e não é de hoje, diga-se. Mas, o grande problema é a falta de competência e interesse do governo estadual em reverter essa situação de falência total neste e em outros setores do governo.
Quanto ao argumento de que aqui e alí é mais ou menos violento é a pior das desculpas e extrema incompetência e falta de visão social e política.
Resido em Belo Horizonte, uma região metropolitana com mais de 5 milhões de pessoas, mas temos policiamento presente e vigilante por toda a região e, nas áreas de maior insidência de violência, foram postos câmaras de vigilância coibindo-a.
Sinceramente, é difícil ver o Maranhão tão exposto às notícias desta natureza, com um governo tão inexpressivo e desqualificado para fazer frente às inúmeras dificuldades.
E, por favor, já chega de escolher a família Sarney como desculpas, já estão cansados disso!!!!!!
” REFRESCANDO ” A MEMÓRIA DE UM ” MINEIRO ” ESQUECIDO…
1 – ” É lamentável o que vive a segurança pública no Maranhão (sic) E NÃO É DE HOJE “… (destaque nosso). Esta é a ÚNICA AFIRMATIVA SENSATA de TODO o seu comentário, Sr. Mineiro Esquecido. Você mesmo está dizendo: NÃO É DE HOJE ! Ora, é sabido que, ao longo de DÉCADAS, o Sistema de Segurança do nosso Estado foi se DETERIORANDO, tanto em termos materiais (falta de novos presídios, falta de viaturas, carência de armamento adequado e instalações condignas) como no tocante ao pessoal efetivo (há mais de 14 anos não se incorporava 1 só homem à Polícia Militar do Maranhão!). Portanto, Sr. Esquecido, o Dr. JACKSON LAGO, que ainda não completou 2 anos de gestão, recebeu uma verdadeira HERANÇA MALDITA nesse setor, e está tentando DESESPERADAMENTE dar uma estrutura operacional eficiente à SESEC e ao Aparelho Policial. Releia o meu comentário anterior, dirigido ao Felipe; lá consta tudo o que já foi e ainda está sendo feito para que a Segurança Pública do Maranhão seja uma realidade aceitável para todos os maranhenses.
2 – Quando dizemos que o crime e a volência estão GENERALIZADOS, isto é, que TODOS OS ESTADOS da Federação sofrem o MESMO PROBLEMA (até com muito maior intensidade do que no Maranhão, diga-se de passagem), não estamos querendo apresentar desculpas (?), até porque todos nós sabemos que Governador JACKSON LAGO está trabalhando com afinco EM TODOS OS SETORES da Administração, e portanto NÃO CARECE DE DESCULPA NENHUMA, seu moço! O que queremos dizer é que O Maranhão NÃO É UM PEDAÇO DE TERRA SEPARADO DO RESTO DO BRASIL. Ele está INSERIDO nesse contexto, queiramos nós ou não, e portanto sofre, como todos os outros estados, todas as injunções inerentes à essa condição. Querer analisar a situação do Maranhãos isoladamente, isto é, FORA DESSA CONJUNTURA, revela duas coisas: ou um total DESCONHECIMENTO da realidade brasileira ou então MÁ-FÉ. No seu caso, Sr. Mineiro Esquecido, prefiro acreditar na primeira hipótese, pois, apesar de tudo, ela ainda é MAIS HONROSA para o senhor.
3 – O senhor nos informa que reside em Belo Horizonte. Parabéns, Sr. Mineiro Esquecido. É uma bela cidade, conheço-a bem. Mas o senhor está um pouco “por fora” das estatíticas do crime e da violência em sua nova terra. Consulte os números do MINISTÉRIO DA jUSTIÇA, do IBGE e do IPEA, Sr. Mineiro. Você vai ficar BOQUIABERTO ! Sabe qual é a média atual de homicídios por mês em sua querida BH, seu Esquecido? Algo em torno de 120 pessoas assassinadas! São Luís ainda é um verdadeiro ÉDEN, se comparada à sua e a outras capitais brasileiras!
4 – Quando se critica o GRUPO SARNEY, Sr. MINEIRO ESQUECIDO, é porque não foi a MINHA FAMÍLIA, nem tampouco A SUA, que governou o Maranhão durante 40 anos. Foram ELES, seu Mineiro, FORAM ELES ! Quarenta anos de desmandos, de saques e pilhagens ao Erário, de políticas equivocadas e desastrosas, que rebaixaram o Maranhão à condição de ESTADO MAIS POBRE DA FEDERAÇÃO, Sr. Mineiro! É por isso que, ao contrário do que o senhor deseja, JAMAIS DEVEMOS ESQUECER o DESATRE que foi para o Maranhão a permanência desse grupo no Poder por tanto tempo, para que as NOVAS GERAÇÕES não mais se deixem seduzir pelo CANTO DA SEREIA, e mantenham esse pessoal BEM DISTANTE da Política do nosso Estado!
Reflita sobre isso, Sr. Mineiro Esquecido! (JORGE DA BELIRA).
Caro Jorge da Belira
Meu amigo eu não preciso criar Factoides, apenas relatei o que vi. Se você procurar os policiais de plantão da viatura de terça feira passada e perguntar a eles, concerteza irão confirmar. Agora, acho que a Litorânea está ficando um local extremamente inseguro para se andar. Se não fizermos nada agora, no futuro seremos igual a Recife, Salvador, Vitória como você mesmo frisou.
Prezado ANSELMO RAPOSO, peço-lhe DESCULPAS por ter me utilizado do termo FACTÓIDE. Fí-lo indevidamente, reconheço.
No mais, concordo com você.
Cordiais saudações. (JORGE DA BELIRA).
Ó Jorge, minhas últimas palavras dirigidas a você, e só pra constar:
1 – Votei e pedi votos pra Jackson Lago, logo me sinto muito à vontade de criticar, e pensar o que eu bem entender do governo dele, já que ajudei a colocá-lo lá, e sou livre para isso.
2 – Não tenho nenhuma relação, nunca votei e nunca pedi voto para a Senadora Roseana Sarney ou para qualquer pessoa de sua família ou partido político. O mesmo afirmo de João Castelo e qualquer candidato partidário dele.
3 – Sei muito bem e assumo as consequências dos meus atos.
Está bem, THAIS. Seja como você quiser. Estas serão também as minhas ÚLTIMAS PALAVRAS dirigidas a você. Afinal de contas, o nosso “diálogo” não foi NADA AGRADÁVEL, não é mesmo? Espero apenas que você não se esqueça que NÃO FOI o Jorge da Belira quem INICIOU as ofensas…
Quanto ao fato de você se dizer eleitora do Dr. JACKSON LAGO, Thais, eu fico pensando cá com meus botões… com “amigos” como você, o nosso Governador NÃO PRECISA DE INIMIGOS !
ADEUS, Thais! (JORGE DA BELIRA).