Com o avanço da gripe H1N1 na capital maranhense e casos de mortes registrados na Região Metropolitana de São Luís, o vereador Marcial Lima (PODEMOS) faz um apelo ao secretário estadual de Saúde, Carlos Lula. O parlamentar defende a necessidade de se firmar uma parceria público-privada – entre O Estado, a Prefeitura de São Luís e redes de farmácias da capital – para combater a propagação dessa doença.
Para Marcial Lima, uma medida que pode ter efeito positivo é a utilização de farmácias como pontos de vacinação contra a gripe H1N1, o que reduziria grandes aglomerações de pessoas nos postos de saúde.
A expectativa é que, a partir da próxima segunda-feira (23), a procura pela vacina contra a gripe H1N1 aumente significativamente. De acordo com o vereador, a vacinação nas farmácias poderia ser voltada para os idosos, que fazem parte do grupo de risco e são suscetíveis a serem infectados.
“A vacinação nas farmácias pode atender pessoas idosas que já procuram, costumeiramente, esses estabelecimentos na entrega normal dos seus medicamentos”, explicou o vereador Marcial Lima.