
O deputado federal Bira do Pindaré (PSB) foi flagrado em vexatória contradição em pleno carnaval. Entrevistado por um programa de TV local durante o tradicional Baile à Fantasia do Laborarte, na Sexta-Feira Gorda, o parlamentar esquerdista, mesmo rasgando elogios à folia do Maranhão, mostrou que seu coração bate forte mesmo é pela Bahia, mais precisamente pelo Olodum, famoso bloco de Salvador.
Sem se dar conta – ou talvez sim – da indumentária que escolhera para usar no baile, Bira apontou o Laborarte como referência da cultura no estado e mencionou o resgate que a trupe promove das raízes folclóricas maranhenses.
“Por isso que a gente defende e valoriza”, declarou, sem se dar conta – ou talvez sim – que trazia estampado no peito o inconfundível círculo fatiado em vermelho, amarelo e verde do Olodum, um dos símbolos que guardam maior identificação com a cultura baiana.
O parlamentar socialista pode até argumentar que a camiseta do Olodum era sua fantasia para a festa. Aí incorrerá em dupla contradição, pois o que mais se viu no baile foram foliões com alegorias inspiradas personagens da cultura maranhense ou de cunho universal, como fofões, piratas, ciganas, bruxas e até brincante do lendário bloco Fuzileiros da Fuzarca.
Nota zero pela falta de criatividade e, principalmente, pelo desprezo às origens.