O índice de aprovação da presidente Dilma Rousseff em São Luís é mais que o dobro do registrado pelo prefeito João Castelo e pela governadora Roseana Sarney. É o que revela pesquisa Ibope que comparou a popularidade da chefe do Executivo federal com a dos prefeitos de capitais e dos governadores dos 26 estados.
Recém-derrotado nas urnas, o prefeito João Castelo tem índice de aprovação de apenas 28% na cidade que governa, segundo o levantamento, realizado entre os dias 16 e 18 de outubro. Dois anos após ter sido reeleita em primeiro turno, com vitória expressiva na capital, Roseana Sarney foi aprovada por 31% dos ludovicenses entrevistados na pesquisa.
Já o governo da presidente Dilma Rousseff obteve avaliação positiva de 68% dos moradores de São Luís ouvidos na sondagem, terceiro maior índice entre as capitais, superado apenas por Fortaleza (CE) e Macapá (AP), ambas com 73% de aprovação, e Belo Horizonte (MG) e Manaus (AM), as duas com 72%. Entre os 26 gestores municipais avaliados, a aprovação da presidente só não é maior que a do prefeito de Rio Branco (AC), Raimundo Angelim.
Mais do que apontar os baixos índices de popularidade do prefeito de São Luís e da governadora do Maranhão, a pesquisa Ibope indica que, para melhorar seu conceito, o gestor terá que necessariamente vincular sua imagem à da presidente. E tal dica é muito mais útil para Roseana, que ainda tem pela frente dois anos de mandato, período em que preparará o terreno para tentar eleger seu sucessor.