Castelo reage

0comentário

O prefeito João Castelo diminuiu a vantagem de Edivaldo Holanda Júnior na disputa pela Prefeitura São Luís, segundo apontou pesquisa Ibope/TV Mirante, divulgada ontem. A diferença, que já foi de mais de 20 pontos, conforme pesquisa Escutec, publicada no último domingo pelo jornal O Estado do Maranhão, caiu pela metade, dando a entender que Castelo mantém o fôlego na luta pela reeleição.

De acordo com os números do Ibope, Edivaldo tem 49% das intenções de votos, a maioria entre a parcela jovem do eleitorado e eleitores com maior nível de escolaridade. Castelo aparece com 39%, percentual composto, principalmente, por eleitores com baixa escolaridade, com menor renda e idade mais avançada.

Vários fatores podem explicar a ascensão de Castelo. Um deles é o visível ganho de qualidade na propaganda política do tucano, que agora adota uma postura de humildade perante o eleitorado. Os programas do prefeito no horário eleitoral têm conseguido mostrar com clareza as realizações de sua gestão, mesmo estas estando muito aquém do que ele prometera em 2008.

Os ataques desferidos por Castelo em Edivaldo também contribuíram para a redução da diferença entre os dois candidatos. A vinculação do adversário a nomes como Weverton Rocha e Aziz Santos, ambos processados por desvios de recursos públicos na gestão do falecido governador Jackson Lago, favoreceu o prefeito.

Pesaram ainda a favor de Castelo a posição de neutralidade no segundo turno assumida por Eliziane Gama, terceira colocada no primeiro turno, e Tadeu Palácio.

Faltando nove dias para a votação, a disputa pela Prefeitura de São Luís, que há alguns dias tinha desfecho previsível pró-Edivaldo, agora está indefinida. Isso porque Castelo deverá manter a boa qualidade da sua propaganda e, certamente, intensificará os ataques ao rival. Estratégia que tem se mostrado eficiente, como atestam os números Ibope.

Arte: O Estado do Maranhão

Sem comentário para "Castelo reage"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS