Foi confirmada por volta das 13h30, em Teresina, capital do vizinho estado do Piauí, a morte do babalorixá Wilson Nonato de Sousa, o Bita do Barão, declarados 108 anos. Mais famoso representante da umbanda e de todas as religiões afro-brasileiras no Maranhão, ele ficou conhecido nacionalmente e até no exterior por supostos feitos atribuídos ao seu dom mediúnico e por sua amizade com expoentes da política brasileira.
“Infelizmente, papai faleceu aqui no hospital. Estamos providenciando a translado do corpo para Codó, onde acontecerá o velório”, informou Janaina Nonata de Souza, filha do pai de santo.
Bita do Barão estava internado há quatro dias no Hospital São Paulo, em Teresina, capital do Piauí. O Corpo será levado ainda nesta quinta-feira para Codó, onde o pai de santo morou. O velório vai acontecer na residência do babalorixá, na Rua Rui Barbosa, no Centro da cidade.
Famoso internacionalmente, Wilson Nonato de Souza recebeu do ex-presidente José Sarney o título de Comendador da República, na década de 80. Há quem diga que outros presidente da república, a exemplo de Fernando Collor de Melo e Michel Temer, já visitaram o terreiro do babalorixá.
O festejo que Bita do Barão realizou por décadas em sua tenda espiritual, em Codó, sempre no mês de agosto, era o maior e o de maior representatividade da umbanda em todo o estado.
F