Depois de quase dois anos no poder, o governador Jackson Lago decidiu descentralizar sua gestão, por meio da divisão do Maranhão em 32 regiões de planejamento. Para anunciar a medida, ele reuniu, no último dia 9, parte do seu secretariado no seminário “Descentralização e Desenvolvimento Regional”. No evento, o projeto foi detalhado exaustivamente, inclusive com o anúncio da implantação, ainda este mês, das três primeiras regiões. Em meio à intensa discussão, só não foi mencionado que a medida representa tão somente a retomada de um modelo implantado com êxito nos dois mandatos de Roseana Sarney e que foi desmontado pelos dois gestores que a sucederam.
A gestão baseada nas gerências regionais, tão bem implementada por Roseana, foi considerada uma revolução no âmbito da administração pública em todo o país. Ao constatar o sucesso do modelo, governadores de outros estados seguiram o exemplo. Um dos aspectos positivos da regionalização era o fato de o gerente responsável por cada pólo retransmitir de forma precisa à então governadora as carências de cada município.
Ao fazer uso desse instrumento, Roseana conseguia ter a exata dimensão dos problemas do Maranhão e levavas aos municípios exatamente as melhorias que o povo necessitava. Também de forma revolucionária, a ex-governadora fazia com freqüência incursões pelo interior, no bem-sucedido “Governo Itinerante”. Nessas ocasiões, conversava com os prefeitos e não deixava de ouvir diretamente o povo, em uma verdadeira lição de como um gestor deve agir.
Portanto, a descentralização que será promovida por Jackson Lago representa tão somente a reedição de um modelo já testado e aprovado. Anunciá-la como novidade é um gesto desprovido de honestidade e é uma prova do quanto o rancor político alimentado pelo governador pode compromenter o desenvolvimento do Maranhão.
A diferença da descentralização promovida por Roseana e a que está sendo projetada por Jackson é puramente temporal. Oxalá que a distinção entre o modelo atual e seu antecessor seja apenas essa e que a incompetência que tem marcado o presente não se sobreponha aos bons resultados alcançados no passado.
Foto: Secom do Governo do Estado
Desculpe discorda de vc, mas o modelo citado acima nada tem a ver com o de sua amada Roseana. O modelo roseanístico dividou o estado em regiões e não fez isso no orçamento. O planejamento feito não era feito com as demandas dos municípios. Era apenas uma forma de afastar os municípios do poder central. Tanto que nenhum prefeito passava pela antesala, digo, Jorginho Murad, para chegar até Roseana. Esse modelo atual, segundo a matéria que você não se deu o trabalho de ler, mostra que o Estado, que já está se organizando com as demandas vindo de vários foruns no interior, anda com todas as forças para o municipalismo, a descentralização. Diga quais municípios se desenvolveram no governo Roseana?
Isso é mais um golpe de Jackson para eleger prefeitos alinhados ao governo alem de deputados estaduais e federais.
Sr. Roberto,
Sinto informá-lo que o sr. está enganado quanto a descentralização implantada por Roseana e agora copiada pelo seu dileto Governador.
Trabalhei na gerências regionais e informo ao sr. que todas tinham sim,orçamento para administrar seus pólos e em todas que trabalhei todas as necessidades dos municípios que compunham as regionais chegavam até ao Palácio Henrique de La Roque.
Se o governador não tem imaginação, nós só temos a lamentar. Pois o mesmo só se preocupa em imitar aquela que ele mesmo trata como se fosse sua inimiga.
Um abraço.
A Moreira
Parabéns ao Leitor ROBERTO OJUARA. Brilhante o seu comentário! Ele disse tudo o que eu desejava dizer, portanto, faço minhas as suas palavras. ASSINO EM BAIXO !
O “governo” (?) de ROSEANA SARNEY foi um verdadeiro DESASTRE. Deixou o Maranhão como o ESTADO MAIS ATRASADO da Federação. Quando esta senhora saiu do governo, o Maranhão ostentava os PIORES INDICADORERS SOCIAIS de todo o País, em todos os setores: Educação, Saúde, Agricultura, Moradia, Segurança, etc. Mais da metade do povo maranhense vivia ABAIXO DA LINHA DA POBREZA. Ou seja, na MISÉRIA!
Reparem bem nestes números: ROSEANA SARNEY construiu apenas 3 (eu disse TRÊS) escolas, em 8 anos de mandato! Vocês sabem quantas escolas JACKSON LAGO já fez, EM MENOS DE 2 ANOS? 106 (eu disse CENTO E SEIS) escolas! Outra coisa: Quando ROSEANA SARNEY deixou o governo, só havia ENSINO MÉDIO em 57 (eu disse CINQÜENTA E SETE) municípios! UMA VERGONHA!
Hoje, o Ensino Médio está implantado EM TODOS OS MUNICÍPIOS !
Portanto, é muita “cara-de-pau” dizer que JACKSON LAGO copiou Roseana. Simplesmente porque o “governo” desta senhora NÃO TEVE NADA DE BOM QUE PUDESSE SER COPIADO !
É só. (JORGE DA BELIRA).
concordo com tudo que foi dito pelos companheiros ROBERTO OJUARA e JORGE DA BELIRA. Devemos EXPURGAR essa família cancerígena das entranhas do povo maranhense. Ao longo do tempo eles vêm minando qualquer chance do Maranhão subir nos índices de Desenvolvimento Humano. Felizmente, a maioria das pessoas vêm combatendo a prática Sarneísta de manipulação do povo. NADA DO QUE ELES FIZERAM MERECE SER COPIADO.