PF deflagra Operação Allien em Paço do Lumiar

6comentários
Portando mandados, policiais e membros da CGU entram na sede da prefeitura

A Polícia Federal no Maranhão deflagrou, na madrugada de hoje (20/09), a operação Allien  nas cidades de Paço do Lumiar, Igarapé Grande, São José de Ribamar e São Luis, para executar 20 Mandados de Busca e Apreensão e 19 Mandados de Cumprimento de Medidas Cautelares Diversas da Prisão. A ação é resultado de um trabalho conjunto com a Controladoria Geral da União – CGU.

A operação tem como objetivo desarticular uma quadrilha que atuava na prefeitura de Paço do Lumiar, fraudando licitações e desviando recursos públicos federais da educação, por meio de empresas fantasmas e vários tipos de documentos falsificados. Até momento, foi apurado o desvio de cerca de R$ 15.000.000,00, dos recursos provenientes do FUNDEB e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar-PNATE. Entre os investigados encontram-se a atual prefeita, um vereador e três secretários municipais.

Policiais checam documentos em gabinete da administração municipal

Por determinação do Tribunal Regional Federal da 1º Região eles serão monitorados eletronicamente por meio de tornozeleiras, devendo ficar recolhidos às suas residências no período noturno, bem como nos finais de semana e nos dias de folga. Estão, também, proibidos de ter acesso ao prédio da prefeitura de Paço do Lumiar, de ausentar-se da cidade sem prévia autorização judicial e de manter contato com os outros investigados. A desobediência a qualquer dessas determinações poderá implicar na revogação das medidas impostas e terá como conseqüência a decretação de prisão preventiva. A utilização das tornozeleiras foi possível em razão da cooperação do Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN/MJ.

Os envolvidos responderão pelos crimes de desvio de recurso públicos (art. 1º do DL 201/67), uso de documento falso e formação de quadrilha (art. 288 e 304 do Código Penal), fraude em licitações (art. 90 da lei 8666/93) e lavagem de dinheiro (art. 1º da lei 9613/98). Somadas, as penas podem chegar a 35 anos de reclusão.

Será concedida entrevista coletiva às 10h desta quita-feira (20) na sede da Superintendência Regional de Polícia Federal no Maranhão, na Avenida Daniel de La Touche, nº 4000, Bairro Cohama, São Luís/MA. Durante a coletiva, serão disponibilizadas as imagens operação. Os jornalistas interessados devem trazer pen drives.

Fonte: Polícia Federal

6 comentários para "PF deflagra Operação Allien em Paço do Lumiar"


  1. Fernando

    Já tava na hora de prender essa GANG liderada pela bia, essa doença de prefeita, cadeia é pouco para todos eles.

  2. João Silva (do blog)

    Parceiro, nosso chefe caiu. A casa caiu! E agora do que vamo viver se não tem mais a grana d paço desviada pelo nosso patrão p pagar agnte p falar bem daquele balôfo sem vergonha? Não vai adiantar agente ficar mentindo que ningem ta preso porque o povo vai sabe q alem de preso ta todo enfeitado, parece o boi barrica com uma roseta no pé. E agora peixe? O que agente faz? Sem a grana do buchudo mentiroso axo mesmo q agente vai ter é que trabalhar. Tem desgraça pior? Ei, não conta pra ninguem.

    Resposta: tu eu não sei, mas eu trabalho todos os dias, e muito.

  3. ET de Varginha

    Eu, ET de Varginha, protesto por causo dessa operação Alien. Eu não sou ladrão como esses ai. E se é pra prender deixa preso ai mermo, siô. Esses homi é arriscado roubar inté aqui no meu mundo. Sabe cumé ladrão. Roba inté no ôtro mundo. Tá doido, siô!

  4. Antonio Pinto Moreno

    Desde quando blogueiro trabalha? Antigamente o q tu faz se chamava fofoca, nigrinhagem, licute. Coisa de rapariga de beira de estrada e de vagabundo desocupado. Agora é informação eletronica. Vai trabalhar mesmo pra não morrer de fome, mentiroso.

    Resposta: nem sei quem tu és, mas com certeza é mais um que vive às custas de roubalheira de político. Eita corja.

  5. Antonio Pinto Moreno

    Safado! Tu é que vive as custas das migalhas da roubalheira do balofo ladrao do eduardo. Tu e essa turma de vagabundo que recebia dinheiro roubado pra falar bem de vagabundo devia ta tmbem com uma tornozeleira, ou melhor, uma COLEIRA eletronica. Corja é a turminha que ta la com o peduricalho da PF no mocotó. Te cuida o proximo é tu!

    Resposta: desespero.

  6. waldi matos

    porque não divulgado amplamente os nomes das pessoas envolvidas no devios de verbas do municipio de paço do lumiar, porque quando é peixe pequeno sai ate em folhetos.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS