Para a caminhada da vitória no bairro da Liberdade, o candidato Cleinaldo Bil recebeu o importante apoio de Adriana Oliveira e Nivaldo Araújo, presidente e secretário geral da Central Única dos Trabalhadores do Maranhão (CUT-MA)
Por sua coerência politico-partidária dentro do Partido dos Trabalhadores, o sindicalista Cleinaldo Bil Lopes, presidente licenciado do SINTSEP, vem enfrentando uma série de problemas dentro do PT maranhense, na sua campanha a deputado estadual. A direção estadual do partido decidiu excluí-lo do direito aos recursos do fundo partidário, seguindo-se ao tempo de televisão e não foi respeitado quando pediu que a sua candidatura à Assembleia Legislativa não fosse vinculada ao governador Flavio Dino.
Cleinaldo Bil destaca que o seu posicionamento é decorrente de que o PT é um partido da maior importância, não pode de maneira alguma trocar a participação de coligação para ser instrumento de interesses de outros partidos, submetendo-se até mesmo à subserviência. Como candidato solicitei à direção do Partido dos Trabalhadores que a minha candidatura não fosse vinculada a do governador Flavio Dino. A razão principal é que ele é contra os trabalhadores de todas as categorias do serviço público estadual e como dirigente sindical em defesa dos direitos dos funcionários públicos não posso de maneira alguma estar do lado de um governador que sempre se negou a dialogar com a categoria e a penalizou durante todo o seu mandato sem reajustes salariais e qualquer tipo de reposição, afirma o presidente licenciado do SINTSEP.
Lamentável sob todos os aspectos é que a direção estadual do PT tentou impedir a candidatura a deputada federal de Juciane Marques, presidente da Federação dos Mototaxistas do Maranhão, decorrente dela ter um parceria comigo, procurando assim prejudicar duas candidaturas que vêm da base e não podem nos submeter a interesses de coligações em que o PT se situa como coadjuvante.
Cleinaldo Bil voltou a afirmar que não tem qualquer vinculação com a candidatura do governador Flavio Dino e o seu compromisso de luta e respeito são para com os servidores públicos filiados ao SINTSEP e ao Fórum de Defesa das Carreiras do Poder Executivo, entidades das quais atualmente está licenciado da presidência e da coordenação, não podendo jamais ser contrário à luta de todos, afirma o candidato a deputado estadual.