Em vistoria, comissão constata caos e abandono da saúde pública em Paço do Lumiar

0comentário
Centro de saúde rodeado por mato: retrato do abandono do setor em Paço do Lumiar

Uma comissão formada pelo delegado da Comissão Nacional de Defesa dos Direitos Humanos, Pastor Sampaio Júnior; pelo deputado Hildo Rocha (MDB), membro da Comissão de Fiscalização da Câmara Federal; e pelos vereadores Marinho do Paço (Pros), presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, e Carmen Aroso (MDB), constatou o caos e o abandono da saúde pública no município administrado pelo prefeito Domingos Dutra (PCdoB). Em visita, no último dia 26, aos Centros de Saúde da Maioba, Nossa Senhora da Luz, na sede, e Itapera, a comissão flagrou a falta de atendimento de saúde, ausência de profissionais, falta de medicamentos e remédios com validade vencida, equipamentos fora de uso e diversos outros problemas.

Ao conversar com servidoras do centro de saúde, a comissão tomou conhecimento de que o atendimento não estava sendo prestado na data da visita porque uma das médicas estava de folga e a outra estava de férias e só voltaria ao trabalho no dia seguinte. As profissionais revelaram que na unidade não há técnico de enfermagem, nem vacina. Outro problema relatado é o atraso dos salários dos funcionários, que já chega a três meses.

No Centro de Saúde Nossa Senhora da Luz, os membros da comissão se deparam com equipamentos como cadeira odontológica fora de uso e mobília em péssimo estado de conservação e materiais dispersos em locais inadequados. “Isso é uma prova inequívoca de que o atual prefeito não tem compromisso com o município. Isso é recurso público. A nossa comunidade carente está precisando de exames e, mesmo com toda essa estrutura montada, o prefeito não tem a dignidade de colocar os equipamentos para funcionar”, lamentou a Carmen Aroso.

Só no papel

Comissão flagrou medicamentos com validade vencida no Centro de Saúde Itapera

De acordo com o site ubs.med.br, que contém informações detalhadas sobre as unidades básicas de saúde Brasil afora, o Centro de Saúde Nossa Senhora da Luz está apta a prestar serviços de tratamento da tuberculose, saúde da família, clínico geral, ginecologista, pré-natal/parto e nascimento, teste ergométrico, exame holter 24 horas, eletrocardiograma, eletroencefalograma, eletroneuromiografia e videoeletroencefalografia. No entanto, quase nenhum desses procedimentos estava disponível no dia da vistoria.

O Centro de Saúde Itapera também foi vistoriado. Na unidade, além da mobília e de equipamentos malconservados e fora de uso, a comissão encontrou medicamento com validade vencida. O deputado Hildo Rocha alertou para necessidade de fiscalização do Governo Federal na rede pública municipal de saúde de Paço do Lumiar, por meio da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União, com acompanhamento da Comissão de Fiscalização da Câmara Federal. “Vamos esmiuçar, procurar saber onde foi para o dinheiro destinado pelo Governo Federal para custeio da saúde pública em Paço do Lumiar”, anunciou o parlamentar.

O delegado da Comissão Nacional de Defesa dos Direitos Humanos, Pastor Sampaio Júnior, lamentou a triste realidade da saúde do município. “O que está sendo feito com os recursos do governo federal destinados todos os meses ao município? Cadê o dinheiro que estava aqui? Não podemos nos calar diante dessa situação. Os culpados terão que pagar por isso na Justiça, porque dinheiro público é para ser aplicado em prol da população. Isso é crime gravíssimo”, denunciou, prometendo levar o caso às instâncias competentes.

O vídeo abaixo mostra momentos da vistoria nas três unidades de saúde:

Sem comentário para "Em vistoria, comissão constata caos e abandono da saúde pública em Paço do Lumiar"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS