Moradores se reuniram em mutirão para recuperar a Rua Projetada, no Anjo da Guarda. Seria apenas mais uma iniciativa popular, como muitas outras já vistas em São Luís, em meio ao descaso do poder público. Mas dois detalhes chamam a atenção no caso. Um deles é a origem do material de construção utilizado na execução do serviço, doado pelo deputado estadual e pré-candidato à reeleição Edivaldo Holanda (PTC), pai do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT). O outro diz respeito à localização da via, vizinha à rua onde mora ninguém menos do que o vice-prefeito da capital, Júlio Pinheiro (PCdoB), que parece insensível à precária infraestrutura do seu próprio bairro.
Foram os próprios moradores que revelaram que o doador do material usado no mutirão foi o pai do prefeito. Alguns chegaram a fazer gozação com a inversão de papéis. “Já que o filho não faz, o pai quer fazer por trás”, ironizou um popular. A doação pode configurar, inclusive, crime eleitoral, pois o deputado concorre à reeleição.
Segundo apurou o blog junto à comunidade, há cinco anos, os moradores já haviam recuperado 60% da rua. Na época, gastaram do próprio bolso e arregaçaram as mangas para executar as melhorias que a via tanto precisava. Agora, os populares continuam construindo com as próprias mãos, mas contaram com ajuda de um político para comprar o material.
Vice mora na vizinhança
Moradores lamentaram a omissão do vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro, que mora próximo à rua que está sendo reformada pelos populares, mas nunca deu a mínima atenção aos problemas dos vizinhos. Eles informam que a ex-vereadora Eidimar Gomes, que passou o mandato, na legislatura passada, sem nunca ter levado um único benefício para o Anjo da Guarda, também morar nos arredores.
A comunidade conta que outras ruas do bairro foram recuperadas pelos próprios moradores, que fizeram vaquinhas para comprar material e colocaram a mão na massa para pavimentar as ruas com cimento. “Neste inverno rigoroso, algumas ruas ficaram intactas. Mas outras não suportaram a enxurrada e estão cheias de buracos, principalmente nas áreas de encostas, onde o escoamento é difícil”, relatou um morador.
Não tenho procuração para defender a Eidimar Gomes ,sei que essa senhora até hoje faz seu trabalho comunitário e nunca teve ajuda de ninguém.Ruas e avenidas são prioridades do governo quando recebe o meu,o seu,os nossos impostos e que é de direito retornar com bem feiturias a um povo.
o que uma eleiçao nao faz.porque nao foi feito antes puro oportunismo.ACORDA MEU POVO RENOVAÇAO JA.