Gratuidade no transporte a desempregados proposta pelo vereador Marquinhos é realidade em outras cidades

2comentários
Vereador Marquinhos quer garantir transporte público gratuito a desempregados na capital

A gratuidade no transporte público de passageiros a pessoas desempregadas, proposta pelo vereador Marquinhos Silva (DEM) já é realidade em outros municípios brasileiros. Pela proposição de Marquinhos, apresentada ano passado, o cidadão que estiver fora do mercado de trabalho terá direito a um cartão para uso nos ônibus da capital por um período de 90 dias.

No município de São Paulo, a prefeitura instituiu, desde 2015, o Bilhete Único de 90 dias para desempregados. O benefício para passageiros sem ocupação já existia em sistemas de transportes administrados pelo governo estadual há quase três décadas. Desde 1990, governo paulista concede gratuidade a cidadãos que estão fora do mercado de trabalho no metrô, na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e na Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Na capital, a medida vale dentro do sistema de ônibus vinculado à prefeitura.

Outro município que oferece transporte público gratuito a desempregados é Diadema, no interior de São Paulo. Por meio de lei municipal em vigor desde setembro do ano passado, foi instituído o Programa Bolsa Transporte, com o objetivo de beneficiar com a gratuidade na utilização do transporte coletivo municipal não apenas desempregados, mas também aposentados e pensionistas, pessoas com deficiência e idosos.

Projetos

Em Santa Bárbara do Oeste, outra cidade do interior paulista, foi apresentado, em outubro do ano passado, na Câmara de Vereadores, projeto de lei que autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder gratuidade às pessoas desempregadas no sistema de transporte público. A proposição prevê que o benefício seja concedido em todas as linhas e itinerários dos ônibus dentro do município, mediante cadastro junto à Coordenadoria Municipal de Transportes, a partir da comprovação do estado de desempregado por meio da apresentação do Termo de Rescisão, desde que o interessado não esteja recebendo as parcelas do seguro-desemprego.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, por unanimidade, em julho do ano passado, um projeto semelhante, que prevê gratuidade no transporte público por 90 dias a pessoas desempregadas. Em nota, o governo do DF alegou dificuldades financeiras para sancionar o projeto aprovado pelos deputados distritais. Justificou, ainda, que a medida, uma vez implementada, desequilibraria custos e impediria investimentos.

A gratuidade no transporte público para desempregados também foi incluída pauta da Câmara dos Vereadores de Recife (PE), em dezembro do ano passado. Projeto de lei que institui o Passe Livre no Sistema de Transporte Público de Passageiros para os trabalhadores desempregados e habilitados no seguro-desemprego previa a disponibilização de 10 passagens gratuitas por mês, por no máximo um ano, para os recifenses desempregados.

Seguindo o exemplo das cidades onde o transporte público gratuito a desempregados já é ou poderá, em breve, se tornar realidade , o vereador Marquinh0s quer assegurar aos cidadãos que estejam desocupados os meios para se reintegrar ao mercado de trabalho, de modo a assegurar a essas pessoas o bem-estar social e o pleno acesso aos bens e serviços essenciais ao desenvolvimento individual e coletivo.

A propósito, em seu perfil no Instagram (@vereadormarquinhos), o vereador pergunta aos internautas se eles aprovam ou reprovam a proposta.

2 comentários para "Gratuidade no transporte a desempregados proposta pelo vereador Marquinhos é realidade em outras cidades"


  1. motense

    E a vala aberta na Av.Argentina?e as obras q ele postou fiscalizando proximo da casa loterica no planalto turu?a reforma do estadio da vila luilão?

  2. GEORGE LUIS LIMA MAINS

    VALEU VEREADOR MARQUINHOS POR ESSE PROJETO QUEREMOS MAIS VEREADORES IGUAL A VOCÊ QUE OLHE PARA O TRABALHADOR MARANHENSE.ASS:GEORGE LUIS LIMA MARTINS.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS