Preso ontem à noite por embriaguez ao volante quando trafegava em seu carro pela MA-201 (Estrada de Ribamar), o presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, Arquimario Reis Guimarães, o Marinho do Paço (Pros), é aliado incondicional do governador Flávio Dino (PCdoB) e fará campanha para o comunista, que tentará a reeleição em outubro. Marinho também é aliado do prefeito Domingos Dutra (PCdoB), a quem outrora fazia forte oposição no parlamento luminense.
Após ter sido flagrado dirigindo bêbado, Marinho do Paço tentou subornar os policiais que o abordaram, mas a oferta ilegal foi recusada. A tentativa de corromper a guarnição poderia ter agravado ainda mais a já complicada situação do vereador, mas não foi o que ocorreu. Ele foi liberado momentos após ter sido conduzido ao plantão da Delegacia do Maiobão, mesmo tento sido autuado em flagrante. Segundo uma fonte do blog bem situada na polícia, foi arbitrada uma fiança, cujo valor não foi informado.
Não é possível afirmar que a liberação de Marinho do Paço se deu por influência política. Mas é, no mínimo, suspeito que ele tenha sido solto tão rápido, tendo em vista o endurecimento das penas impostas pela lei a quem dirige sob influência etílica.
Livre, Marinho do Paço mantém sua agenda na Câmara Municipal luminense e outros compromissos políticos. Um deles é articular apoio à reeleição de Flávio Dino, o que deverá fazer com mais ardor, após safar-se da cadeia.
Segue cópia do Boletim de Ocorrência que registra a prisão do vereador: