Vistoria: MP constata problemas em escola municipal na Vila Isabel

7comentários
Devido à má infraestrutura, UEB Lindalva Teotônia Nunes, na Vila Isabel, tinha aulas em regime de revezamento

A Promotoria de Defesa da Educação de São Luís realizou vistoria na última quinta-feira, 9, na UEB Lindalva Teotônia Nunes, na Vila Isabel, em São Luís. O objetivo foi averiguar a denúncia feita por pais e responsáveis de falta de aulas devido às condições estruturais insalubres e comprometimento do prédio onde funciona o segundo anexo da escola. No total, 201 alunos estão sem aulas.

Para a aposentada Maria Lúcia Costa Silva, a situação é preocupante, pois expõe os alunos a riscos e impede a aprendizagem das crianças. Ela tem quatro netas, de seis a nove anos, matriculadas no colégio e questiona a omissão da Secretaria Municipal de Educação (Semed). “As professoras se esforçam mas a estrutura é péssima. Como essas crianças vão aprender nessas condições? O que aprendem? O que fazer sem educação?”, enumera.

A avó explica que a parede de uma sala ameaça cair, as instalações elétricas estão comprometidas e o quintal, onde as crianças se concentram nos intervalos, além de ter um espaço reduzido, fica alagado a cada chuva. “E se a parede cair em cima das crianças?”, questiona. Para Benedito Santiago Viana, pai de um aluno, o espaço escolar é inadequado e merece atenção especial.

Irregularidades

Forro caindo em sala de aula foi um dos problemas constatados pelo Ministério Público em vistoria na escola

Antes de serem suspensas as aulas, foi implantado um sistema de rodízio: a cada semana, metade das turmas tinham acesso às lições enquanto o outro grupo ficava em casa. A falta de continuidade das aulas também foi objeto de reclamação dos estudantes. Por conta disso, o cumprimento da carga-horária está comprometido.

No prédio, o piso está solto, as instalações elétricas e hidráulicas danificadas, há rachaduras nas paredes e a ventilação é prejudicada pela superlotação nas salas. Após a fiscalização do Ministério Público, ficou acertado que a Semed vai reformar o prédio onde funciona o anexo da UEB Lindalva Teotônia Nunes com previsão de término para 30 dias. A reforma foi iniciada no dia da inspeção à unidade.

Medidas

A fim de retomar as aulas, ficou acertada a transferência das turmas, até a conclusão da reforma, para dois espaços: Salão Paroquial da Igreja Católica e União dos Moradores da Vila Isabel. A adaptação para acomodar os alunos será feita pela Semed. Após a conclusão da reforma e retorno dos estudantes, a direção da escola terá que apresentar um calendário para reposição das aulas perdidas, garantindo o cumprimento dos 200 dias letivos, conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). “Estaremos acompanhando atentamente para garantir o cumprimento da carga horária e que os alunos não sejam ainda mais prejudicados”, assegurou o promotor de justiça Paulo Silvestre Avelar Silva.

Fonte: Ministério Público do Maranhão

7 comentários para "Vistoria: MP constata problemas em escola municipal na Vila Isabel"


  1. Sidney

    O pior de tudo caro jornalista é que a SEMED virou uma tribo cheinha de cacique e os índios já não sabem mais quem obedecer, Cláudio, Ana Maria ou Albertino Leal. Acorda Secretário quem tem gente tomando o teu lugar, na frente acata e por detrás apunhala. Eita Castelo, hoje não se sabe mais o que é SEMED.

  2. Tito

    Prefeito Castelo já que o Secretário Albertino Leal não consegue enxergar que quem manda é tal do Dr. Claudio, diz pra ele acordar senão a vaca vai pro brejo. A semed está caótica…. E dá-lhe Claudio o todo poderoso

  3. luis augusto

    alem de todo esse transtorno, prejudicando o ano letivo dos alunos ainda tem mais uma, a empresa de segurança que foi contratada para fazer a segurança nao tem sido paga, em consequencia os vigilantes, estao trabalhando sem receber nada.

  4. luis augusto

    alem de tudo isso,ainda tem a empresa que foi contratada para fazer a segurança e nao esta sendo paga,deixando os vigilantes em maus lençois.

  5. Mabi Fofa

    Esse é retrato da educação pública em São Luís, é uma vergonha o que Castelo está fazendo com essas crianças. A maioria quase não teve aulas esse ano. E esse velho safado ainda tem a cara de pau de justificar o atraso nas aulas dizendo que está fazendo reformas, que reforma o que? olha a situação dessa escola.Fora Castelo.

  6. ARAPONGA

    SIDNEY E TITO COM MEU APOIO. UM FRACASSO TOTAL ESSA SEMED, NUNCA VIMOS NESSES ANOS TODOS ESSA SECRETARIA ENTREGUE AOS RATOS. ALBERTINO ACORDA! DOIS INCOMPETENTES: ESSA ANA MARIA MARQUES E ESSE CLAUDIO COELHO, FORA ESSES DOIS. SALVEM A SEMED!

  7. kerlyson

    a escola lindalva foi interditada e os alunos vão para um lugar cheio de traficantes , os alunos não pode sair da escola por que tá tendo tiroteio das traficantes e fican até proximo das 13:00 horas na escola esperando acabar o tiroteio, isso é uma bela vidas pros alunos do anexo do lindalva eles estão olhando tiroteios de traficante isso que é vida né seu prefeito cade o castelo pra faser auguma coisa por são luis

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS