
Os deputados estaduais maranhenses aprovaram, por unanimidade, na manhã dessa quarta-feira (28), o Decreto Legislativo que extinguiu a concessão do auxílio moradia aos parlamentares da Assembleia Legislativa do Maranhão.
A iniciativa foi proposta pela Mesa Diretora da Assembleia, da qual o deputado Zé Inácio (PT) é signatário, por ocupar a Segunda Secretaria.
Para Zé Inácio e o deputado Othelino Neto, Presidente da Assembleia, que propuseram e votaram pela extinção do auxílio-moradia, a decisão é de suma importância, tendo em vista o momento de crise da economia brasileira, que afeta diretamente as classes mais pobres. “A Assembleia está dando exemplo a outros poderes e instituições, como o Ministério Público, o Poder Judiciário, o Tribunal de Contas, a Defensoria Pública, etc., que devem tomar a mesma iniciativa, pois se trata de um assunto de interesse nacional, que pode gerar benefícios aos cofres públicos”, defendeu Zé Inácio.
Os parlamentares maranhenses tinham direito a auxílio-moradia no valor de R$ 2.850,00, e agora, com o fim do benefício, a economia anual aos cofres públicos será de R$ 1,4 milhão. “Com o fim do benefício aos parlamentares maranhenses, o dinheiro público economizado poderá ser destinado a áreas importantes do nosso estado, como a saúde, a educação e a segurança”, ressaltou o parlamentar.
Quero entender a lógica. Ele é favorável mas está desde 2015 recebendo o auxílio. Por que não solicitou ao tomar posse que esse auxílio fosse retirado dos seus vencimentos? Ele ou qualquer que hoje estão “dando exemplo”?