Em texto publicado nas redes sociais, o vereador Marcial Lima (PEN) lamentou o reajuste das passagens de ônibus em São Luís, vigente a partir desta segunda-feira (22). Ele lembrou que vinha alertando para o que chamou de chantagem feita pelos empresários para pressionar pelo aumento tarifário. Segue, na íntegra, a mensagem de Marcial Lima:
Pessoal, um abraço!
Pedindo passagem para lamentar a decisão do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr., em autorizar o aumento nos preços das tarifas dos ônibus urbanos da capital maranhense.
Havia, aproximadamente, 15 dias, vinha alertando, no meu programa diário da Rádio Mirante AM, a chantagem que os empresários do setor estavam fazendo para concretizar esse reajuste, já autorizado, retirando os ônibus de suporte dos terminais.
Algumas empresas não concluíram o pagamento do 13º salário, alegando prejuízo e, até, o plano de saúde dos trabalhadores deixaram de pagar. Fizeram de tudo e conseguiram!
Observo que foi tratado na licitação não vem sendo cumprido. As pessoas continuam viajando em ônibus velhos, sujos, coletivos com ar condicionado só em algumas linhas, passageiros pagam caro e ficam no meio do caminho, terminais desorganizados, pontos finais abandonados, paradas sem abrigos. São muitos problemas! Para resumir, o aumento só deveria ser autorizado se os principais itens de melhorias do sistema fossem cumpridos.
Nossa posição sobre o tema já tinha sido feita no programa “Acorda, Maranhão!”, apresentado na última quinta-feira (18). O cumprimento do aumento no período do pré-Carnaval, férias das escolas públicas também é uma atitude maldosa, querem evitar o poder de mobilização dos trabalhadores e estudantes.