Depois do êxito ao apostar na cassação do falecido ex-governador Jackson Lago e de antecipar, quando quase ninguém acreditava em uma nova candidatura de Roseana Sarney ao governo, eis que o ex-senador e ex-deputado federal Francisco Escórcio faz mais um prognóstico. Em postagem em uma rede social, Chiquinho cravou o nome do senador João Alberto como vice na chapa da ex-governadora, que em 2018 tentará eleger-se ao quarto mandato, salvo alguma catástrofe, como ela própria frisou.
Como se quisesse amedrontar os adversários, apresentando nomes de peso do seu grupo para a disputa, o ex-senador escreveu o seguinte em seu perfil no Facebook: “João Alberto estará nas eleições de 2018 e formará chapa com Roseana Sarney, quem pensou que João Alberto iria aposentar se enganou, ele é candidato novamente. Roseana Sarney também é candidata em 2018, a governadora e João Alberto vai compor a chapa como vice”.
Folclórico para a maioria, inclusive para a classe política, Chiquinho Escórcio tem bom trânsito em seu grupo e, apesar de barulhento e aparentemente precipitado, parece conhecer como ninguém cada articulação no seu campo partidário. Tanto que imediatamente após a posse do presidente Michel Temer passou a ocupar nada menos do que um cargo de assessor especial do chefe do Executivo federal.
Voltando ao prognóstico feito por Chiquinho de que João Alberto será o vice de Roseana, alguns episódios lançam certa credibilidade ao palpite. Um deles foi seu empenho incansável na busca, em sucessivas viagens pelo interior do Maranhão, por provas que fundamentassem a ação ajuizada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que resultou na cassação do mandato de Jackson Lago, em abril de 2009, por abuso de poder político e econômico. Até a denúncia ser aceita pela corte eleitoral, poucos acreditavam que o trabalho do ex-senador fosse ter êxito.
Foi Chiquinho também quem primeiro afirmou com convicção que Roseana seria novamente candidata a ocupar o Palácio dos Leões. Em novembro do ano passado, em outra postagem em rede social, ele deu um recado claro aos comunistas que hoje detêm o poder no Maranhão, garantindo aos governistas que a ex-governadora estava voltando. Na época, a própria Roseana descartava qualquer possibilidade de voltar a concorrer à sucessão estadual. Mas, menos de um ano depois, ela própria se encarregou de lançar-se na disputa.
Se por causa do seu estilo fanfarrão, Chiquinho Escórcio muitas vezes não é levado a sério, os próprios fatos tratam de mostrar que ele sabe o que diz quando o assunto são as articulações do seu grupo político.
Sinceramente… Honestamente… Sem hipocrisia… Garanto que fico pensando quando alguns “nomes” se forem… Ou realmente desistirem do “osso”… acho que o Maranhão acaba…
…Carlos… NÃO, O MARANHÃO NÃO ACABA, COM A MORTE, OU DESISTENCIA DE ALGUNS BONS NOMES DA POLÍTICA LOCAL… COMO O BRASIL TAMBÉM NÃO ACABOU, QUANDO DA MORTE DE GETÚLIO VARGAS, JUSCELINO, ETC, ETC. APENAS O POVO TEM QUE PRESTAR MAIS A ATENÇÃO NO DIA DO VOTO, NÃO DAR OUVIDOS A “CANTO DE SEREIAS”. QUANTO A Roseana Sarney, O MEU VOTO, E O DE MINHA FAMÍLIA, JÁ SÃ PRA ELA. MENOS PIOR DO QUE ALGUÉM, QUE DISSE VIR PRA MUDAR E SÓ MUDOU PRA PIOR !!!