O Viva Procon do Shopping da Ilha, no Maranhão Novo, ficou inundado durante o forte temporal que desabou sobre São Luís na manhã desta quinta-feira. A área onde fica o saguão e os guichês foi invadida pela água, que entrou no recinto por infiltrações nas paredes. O alagamento obrigou a coordenação da unidade a suspender o atendimento ao público.
Com a inundação, componentes da instalação elétrica do Viva Procon ficaram molhados, representando risco de choque em caso de contato com a fiação ou por indução de corrente.
Constatada a falta de condições de funcionamento, os gestores do órgão decidiram despachar o público. Alguns cidadãos protestaram contra a falta de atendimento e lamentaram ter saído de suas de suas casas debaixo de uma tempestade, logo cedo, em vão.
Houve ainda quem criticasse a estrutura física do Viva Procon, que se mostrou vulnerável à chuva e passível de acidentes em razão do contato entre água e eletricidade.
Rua Grande
Servidores do Viva Procon também denunciaram as condições precárias de trabalho em uma unidade móvel do órgão, instalada em um veículo tipo furgão, no início da Rua Grande, a poucos metros do antigo Colégio Maristas.
Segundo relato feito ao blog, os funcionários passam o dia expostos ao sol e à chuva, como se estivessem submetidos ao regime de escravidão.
Servidores denunciam que o toldo de menos de um metro montado para servir de cobertura não impede a incidências dos raios de sol sobre seus corpos, muito menos os livra de se molhar.