Vereadores de oposição de Peritoró criticaram duramente o prefeito Pe. Jozias (Podemos) por não ter realizado festa para celebrar os 23 anos de emancipação política do município. Como uma espécie de presente de grego, o gestor enviou à Câmara Municipal, ontem (21), véspera do aniversário da cidade, um projeto de lei que altera o código tributário municipal e institui a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) à população. Detalhe: Peritoró não recebeu na atual e em nenhuma outra gestão obras de infraestrutura que justifiquem a criação do tributo.
Contrariando as expectativas da população, o prefeito não promoveu nenhum evento festivo para lembrar o aniversário do município. Em vez de comemoração, o que se vê é a insatisfação da população e da bancada de oposição na Câmara com o aumento de impostos previsto pelo projeto de lei.
Os vereadores de oposição argumentam que não há necessidade da cobrança de IPTU em Peritoró, pois o município não dispõe de nenhuma infraestrutura, pouquíssimas ruas são asfaltadas, o esgoto corre a céu aberto e há várias outras deficiências. Os combativos representantes do povo no Legislativo municipal alegam que a população já é demasiadamente onerada pela cobrança da taxa de iluminação pública, embora maior parte da cidade permaneça às escuras.
O projeto tem tudo para ser aprovado em plenário, já que dos 11 vereadores com assento na Câmara, seis integram a base aliada ao prefeito. No entanto, será alvo de forte pressão popular, já que os cidadãos rejeitam a proposta e prometem resistir até o último momento para que ela não seja aprovada.
Juventude
Se a prefeitura se negou a comemorar os 23 anos de emancipação política de Peritoró, a juventude local não deixará o aniversário passar em branco. Disposto a fazer uma comemoração à altura do município e do seu povo, o Grupo de Jovens Peritoroense realizará uma grande festa para marcar a data, com o Super Paredão Pânico, DJ JC, de Bacabal, e do cantor Thiago Melony.
O evento acontecerá na Rua da Matriz, no Centro da cidade, com apoio total dos líderes políticos regionais Joana da Amovelar e Luis da Amovelar e dos vereadores de oposição Henrique Jansen, Edmilson Marques, Clemilson Viana, Maciel Sousa Lima e Sales Itamarasom.